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Educação intercultural crítica e suas potencialidades para outra gestão escolar
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Palavras-chave

Gestão escolar
Educação intercultural crítica
Escola pública

Como Citar

KUNRATH, Zenaide Borre; CECCHETTI, Elcio. Educação intercultural crítica e suas potencialidades para outra gestão escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 3, p. 658–676, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i3.8664215. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8664215. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

No intento de contribuir para a transformação intercultural da gestão escolar, este trabalho tem como objetivo compreender como gestores escolares de três escolas públicas situadas no município de Chapecó/SC concebem, narram e se posicionam frente a problemáticas decorrentes da relação entre os(as) diferentes no cotidiano escolar. Assumindo uma abordagem qualitativa, metodologicamente fez uso de entrevistas semiestruturadas com gestores, orientadores e professores das escolas estudadas. Inicialmente, o trabalho conceitua educação intercultural crítica para destacar suas potencialidades para outra gestão escolar. No segundo tópico, propõe alguns princípios para uma gestão intercultural da escola. Por fim, analisa os dados coletados a partir dos referidos princípios. Os resultados indicam que a educação intercultural crítica se apresenta como uma possibilidade para a gestão da diversidade em instituições complexas e diversas como a escola pública. Apontam a necessidade de uma política pública que estimule o reconhecimento dos diferentes, problematize relações desiguais de poder e criem condições efetivas para o exercício do diálogo. Conclui que existem muitas ações e intenções positivas em curso nas escolas estudadas, porém insuficientes para superar uma cultura escolar assentada nos paradigmas da exclusão, padronização e monoculturalidade.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664215
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