Banner Portal
Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…
PDF

Palavras-chave

Infância. Experiência. Subjetividade.

Como Citar

LEITE, César Donizetti Pereira. Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, p. 1–16, 2010. DOI: 10.20396/etd.v11iesp.896. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/896. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Quanto a este texto, consideramos a ideia de que educação se relaciona à possibilidade de produção de sentidos e de modos de ser, e que estes acontecem em espaços, situações que provocam momentos de encontros e desencontros entre corpos, histórias, necessidades e sensações. Portanto, o propósito é refletir a educação dentro desta condição descrita. Elegemos, como pontos de partida, discursos da Filosofia em diálogos com a Psicanálise. Construímos uma reflexão a partir de situações/enredos que se elaboram tendo como marcos culturais dois ‘lugares’: (1) o texto de Freud Algumas reflexões sobre a Psicologia do Escolar e (2) o filme neorrealista de Roberto Rossellini Alemanha Ano Zero. A discussão é tecida, além do indicado acima, pela noção de experiência e infância, tanto em Walter Benjamin como em Giorgio Agamben. Aceitamos o pressuposto do enredo do filme, a história de Edmund no pós 2ª. Guerra e as necessidades vitais do povo alemão; e, com base nele, enfocamos a relação de co-existência entre o menino, seu pai e a figura do professor. 

https://doi.org/10.20396/etd.v11iesp..896
PDF

Referências

AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.

AGAMBEN, G. La pontencia del pensamiento. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2007.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas II: rua de mão única. São Paulo, SP: Brasiliense, 1995.

CONY, C. H. Quase memória: quase romance. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1995.

FREUD, S. A psicologia do escolar. In: FREUD, S. Obras completas de Freud. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1914. (v.13).

GAGNEBIN, J. M. Sete aulas sobre: linguagem, memória e história. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1997.

KOHAN, W. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

RANCIÈRE, J. Políticas da escrita. Rio de Janeiro, RJ: Editora 34, 1995.

RIBEIRO, R. J. O poder de infantilizar. In: GHIRALDELLI JÚNIOR, P. (Org.). Infância, escola e modernidade. São Paulo, SP: Cortez, 1997.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.