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Políticas de formação de professores: reflexões e tendências
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Palavras-chave

Formação. Prática social. Formação de professores.

Como Citar

LANDINI, Sonia Regina. Políticas de formação de professores: reflexões e tendências. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 23–33, 2009. DOI: 10.20396/etd.v6i1.999. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/999. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

No complexo social os valores e as características culturais, produzidos na prática social, expressam a direção a ser dada à formação tendo em vista os processos de reprodução do ser social. No caso do capitalismo, o elemento fundante das relações sociais é a economia, de tempo e na produção de mais-valia. No desenvolvimento cotidiano de suas atividades, os homens, ao buscarem a realização de si mesmos enquanto membros de uma sociedade reagem às formas exploratórias que retiram dos Sujeitos a plena possibilidade de realização. No caso da formação de professores, a tendência de formação de um profissional capaz de lidar com situações singulares. No entanto, a singularidade deve ser compreendida a partir de sua relação com a totalidade social. O desafio que se coloca parece se concentrar no resgate das mediações, dos mecanismos de incorporação e nos de resistência e negação, presentes no cotidiano.

https://doi.org/10.20396/etd.v6i1.999
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Referências

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