Banner Portal
Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines
PDF

Palavras-chave

Interação humano-computador. Processos de ensino/aprendizagem. Acessibilidade. Design participativo.

Como Citar

BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 13–23, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i2.1068. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1068. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O acesso à tecnologia não pode ser confundido com o acesso ao conhecimento mediado pela tecnologia. Este trabalho amplia o conceito de acessibilidade, ao propor que se rompam barreiras entre pessoas e computadores de modo que o sujeito passe a ser parte integrante do ambiente de construção do conhecimento. Portanto, argumentamos que é preciso avançar no entendimento da acessibilidade, possibilitando a imersão do sujeito no ambiente educacional mediado pela tecnologia. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i2.1068
PDF

Referências

BARCELLOS, G.C. Estudo e desenvolvimento de ambientes de aprendizado colaborativo a distância para o contexto da educação inclusiva. 2000. 123f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

BARCELLOS,G. C., BARANAUSKAS, M. C. C. Uma ferramenta de comunicação síncrona para o usuário especial. In: QUEVEDO, A.A.F. ; OLIVEIRA, J.R. ; MANTOAN, M.T.E. (Org.). Mobilidade e comunicação alternativas aumentativas. Campinas : [s.n.], 1999. p.153-158, v.1.

FERREIRA, AB.H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1986.

MANTOAN, M. T. E. et al. Caleidoscópio : um espaço virtual de comunicação/educação alternativas. In: QUEVEDO, A.A.F. ; OLIVEIRA, J.R. ; MANTOAN, M.T.E. (Org.). Mobilidade e comunicação alternativas aumentativas. Campinas : [s.n.], 1999. p.177-188, v.1.

MANTOAN, M. T. E. O processo comunicativo em ambientes virtuais de aprendizagem : uma proposta um estudo exploratório. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 10., 1999. Anais... [S.l.] : [s.n.], 1999. p.271-278., v.1.

OLIVEIRA, O.L. ; BARANAUSKAS, M.C.C. The theatre through the computer. Computers & Education, v.34, n.3/4, p.321-325, 2000.

OLIVEIRA, O L. Design da interação em ambientes virtuais : uma abordagem semiótica. 2000. 190f. Tese (Doutorado) - Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

ROCHA, H.V., BARANAUSKAS, M.C.C. Design e avaliação de interfaces humano-computador. São Paulo: USP-IME-Escola de Computação, 2000. 242p.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.