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Avaliação da aprendizagem no curso de física da Unicamp
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Avaliação. Aprendizagem. Universidade.

Cómo citar

AUGUSTO, Cacilda Encarnação. Avaliação da aprendizagem no curso de física da Unicamp. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 104–126, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i2.1075. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1075. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O presente texto é resultado de um estudo que teve como objetivo identificar, caracterizar e analisar as práticas de avaliação desenvolvidas no Curso de Física da UNICAMP, tendo como óticas privilegiadas a do aluno e do professor. Os dados revelaram que os alunos estão insatisfeitos com o critério de avaliação utilizado, pelos professores, apontando como um dos principais problemas a prova como praticamente a única forma de avaliá-los e a falta de comunicação entre eles e os docentes.A média sete, adotada no curso de Física, que é criticada, pelos alunos é vista como positiva pela maioria dos professores, por acreditarem que ela pressiona os alunos a estudarem. Para os alunos a avaliação, como é feita no Instituto não promove a aprendizagem, porque acaba tendo como objetivo apenas a verificação do que o aluno assimilou do conteúdo e a nota. A concepção de avaliação que marca as falas, de praticamente todos os informantes, é a da avaliação como um instrumento importante para verificar o aprendizado, e não para diagnosticar dificuldades e tentar encontrar formas de superá-las. Percebe-se, portanto, a necessidade de se repensar a avaliação da aprendizagem em seu verdadeiro significado, que é contribuir para que realmente a aprendizagem se concretize. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i2.1075
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Citas

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