Banner Portal
Implicações e conquistas da atuação do intérprete de língua de sinais no Ensino Superior
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Intérprete de língua de sinais. Ensino superior. Inclusão. Surdez.

Cómo citar

MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Implicações e conquistas da atuação do intérprete de língua de sinais no Ensino Superior. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 158–167, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i2.800. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/800. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

A profissão do intérprete educacional tem ganhado espaço dentro da sala de aula. Salientamos que a notória presença e a maior visibilidade, atualmente, do intérprete de língua de sinais, é caracterizada no ensino superior. Isso em cumprimento da legislação que garante ao educando, com necessidades especiais, as mudanças necessárias para o atendimento e as adaptações pertinentes ao seu pleno acesso dentro da instituição de ensino. Nesse estudo observaremos a atuação do intérprete no ensino superior e as mudanças corporativas referentes à recepção e enquadramento deste novo profissional da educação. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i2.800
PDF (Português (Brasil))

Citas

FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GOES, M.C.R. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Autores Associados, 1996.

LACERDA, C. B. F. O intérprete educacional de língua de sinais no ensino fundamental: refletindo sobre limites e possibilidades. In: LODI, A C. B., at. (Org). Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

MARTINS, V. de O. Intérprete ou professor: o papel do intérprete de língua de sinais na educação inclusiva de alunos surdos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia em Educação Especial - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, 2004.

ROSA, A. S. Entre a visibilidade da tradução da língua de sinais e a invisibilidade da tarefa do intérprete. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas, SP, 2005.

SÁ, Nídea R. L. de. Educação de Surdos: A Caminho do Bilingüismo. Niterói: EDUFF, 1999.

SKLIAR, C. (Org) Educação e exclusão – abordagem socioantropológica em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.

SOUZA, R.M. de. Que palavra que te falta? São Paulo, 1998.

SOUZA, R.M. de. Por uma escola para todos. Para quais todos? In: COLÓQUIO DO LEPSI, 5, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2004. (palestra)

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.