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Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba
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Palavras-chave

Cinema e educação. Aprendizagem de cinema. Cinema e audiovisual. Cinema latino-americano.

Como Citar

WALTER, Fernanda Omelczuk. Cinema-educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil - Cuba. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 105–125, 2019. DOI: 10.20396/etd.v1i1.8651182. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651182. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O texto acompanha as transformações no pensamento, nas práticas e nas políticas em cinema-educação para a infância e a juventude na América Latina a partir das diferentes motivações pedagógicas e inspirações metodológicas que impulsionaram o campo. Para tanto, examinamos pesquisas que mapeiam práticas em educação audiovisual no Brasil, refletimos sobre a criação e os encontros da Rede UNIAL em Cuba e da Rede KINO no Brasil e apresentamos referências de uma pesquisa que percorreu projetos audiovisuais em Havana. Nessa trajetória identificamos um elo metodológico comum que outrora propiciou o surgimento e a difusão de iniciativas em cinema-educação no continente e novas apropriações na relação do cinema com a educação que emergem de demandas e desafios contemporâneos.

https://doi.org/10.20396/etd.v1i1.8651182
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