Banner Portal
Informática na educação básica pública brasileira
PDF

Palavras-chave

Educação básica
Educação pública
Tecnologia educacional

Como Citar

SILVA, Marta Adriana da; NICOLETE, Priscila Cadorin; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; SANTOS, Aline Coêlho dos. Informática na educação básica pública brasileira: análise sobre sua importância, tendências e desafios. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 3, p. 793–815, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i3.8657915. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657915. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Os recursos tecnológicos cada dia mais inovadores impulsionam a sociedade ao progresso constante e pressionam a construção de um novo paradigma no âmbito educacional. Este artigo objetiva trazer à tona uma reflexão sobre as tendências tecnológicas para os processos de ensino e aprendizagem, bem como as tendências e desafios que a integração tecnológica representa na educação básica pública brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental se contextualiza a importância da informática na educação. Os resultados apresentam que, apesar dos recursos tecnológicos estimularem o auto aprendizado, a postura crítica, a inserção do estudante no mercado, e a agilidade no trabalho docente, há ainda uma lacuna na realização de atividades envolvendo o pensamento computacional devido aos desafios encontrados.

https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657915
PDF

Referências

ADDIN EN. REFLIST CETIC.BR. Portal de Dados CETIC.br. 2017. Disponível em: http://data.cetic.br/cetic/explore" http://data.cetic.br/cetic/explore . Acesso em: 08/04/19.

ADDIN EN. REFLIST CETIC.BR. TIC EDUCAÇÃO. Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). 2018.

ADDIN EN. REFLIST CETIC.BR. TIC Kids Online Brasil - 2017 - Crianças/Adolescentes. Brasil, 2017. Disponível em: http://cetic.br/pesquisa/kids-online/indicadores.Acesso em: 08/04/19.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CGI.br/NIC.br/Cetic.br). Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil - TIC Kids Online Brasil 2017. São Paulo: CGI.br, 2018.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CGI.br/NIC.br/Cetic.br). Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2017. São Paulo: CGI.br, 2018.

CGI.BR, C. G. D. I. N. B. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil – TIC Educação 2014. São Paulo: CGI.br, 2015.

COLL, César. El currículo escolar en el marco de la nueva ecología del aprendizaje. Aula de Innovación Educativa, 2013, num. 219, p. 31-36, 2013.

COLL, César; MAJOS, Maria Teresa Mauri; ONRUBIA, Javier. Análisis de los usos reales de las TIC en contextos educativos formales: una aproximación socio-cultural. Revista electrónica de investigación educativa, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2008.

COPERVE. Comissão Permanente do Vestibular. 2015.

CRISTIANO, Marta Adriana da Silva. Integração tecnológica na educação básica: perspectivas sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores do sul de Santa Catarina. 2017. 191 f. Tese (Doutoradoem Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

DA SILVA, Ângela Carrancho. Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 19, n. 72, p. 527-554, 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de Tecnologias. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/guia-de-tecnologias . Acesso em: 10/11/2019.

HEW, K. F.; BRUSH, T. Integrating technology into K-12 teaching and learning: Current knowledge gaps and recommendations for future research. Educational Technology Research and Development, v. 55, n. 3, p. 223-252, 2007.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil. 2014.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad - Educação 2017). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasília: IBGE, 2017.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatistica da Educacao Basica 2018. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica Acesso em: 06/04/2019.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse_Estatistica_da_Educacao_Basica 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 06/04/2019.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatistica da Educacao Basica 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica Acesso em: 06/04/2019.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatistica da Educacao Basica 2015. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 06/04/2019.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatistica da Educacao Basica 2014. Brasília: Inep, 2015. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica Acesso em: 06/04/2019.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatistica da Educacao Basica 2013. Brasília: Inep, 2014. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 06/04/2019.

JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. Austin, Texas. 2016.

JOHNSON, L. et al. O NMC Horizon Report: Edição K-12 Austin, Texas. 2017.

JOHNSON, L. et al. O NMC Horizon Report: Edição K-12 Austin, Texas. 2013.

JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: Edição K12. Austin, Texas, Estados Unidos. 2014.

JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: 2015 Higher Education Edition. Austin, Texas. 2015a.

JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: 2018 Higher Education Edition. Austin, Texas. 2018.

JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: Edição Educação Básica Austin, Texas. 2015b.

LÖBLER, Mauri Leodir; LÖBLER, Laurenita Maria; NISHI, Juliana Mayumi. Os laboratórios de informática em escolas públicas e sua relação com o desempenho escolar. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.

NAFALSKI, Andrew.; MACHOTKA, Jan.; NEDIC, Zorica. Collaborative remote laboratory netlab for experiments in electrical engineering. Using Remote Labs in Education. Two Little Ducks in Remote Experimentation, p. 177-199, 2011.

NICOLETE, Priscila Cadorin. Integração de tecnologia na educação: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (Gt-Mre) um estudo de caso. 2016. 221 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2016.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS IBEROAMERICANOS. A integração das TIC na escola: indicadores qualitativos e metodologia de pesquisa. Brasília: OEI, 2011.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

OEI. Use their tools! Speak their language. Retrieved August, v. 2, p. 2008, 2004.

RESEARCH, H. Technology Integration Frameworks for the K-12 Curriculum. 2013.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SANTOS, Aline Coelho dos. Integração de tecnologia na educação básica: um estudo de caso nas aulas de biologia utilizando laboratórios on-line. 2018. 261 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação ) - Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2018.

SILVA, Juan; SALINAS, Jésus. Innovando con TIC en la formación inicial docente: aspectos teóricos y casos concretos. Santiago: 2014.

UNESCO. Estándares de competencia en TIC para docentes. Londres: UNESCO, 2008.

UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Brasil: UNESCO, 2014.

WESTON, T. J. Why faculty did- and did not - integrate instructional software in their undergraduate classrooms. Innovative Higher Education, v. 30, n. 2, p. 99-115, 2005.

ZUBÍA, J. G.; ALVES, G. R. Using remote labs in education: two little ducks in remote experimentation. Bilbao: Universidad de Deusto, 2011. ISBN 8498303982.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Marta Adriana da Silva, Priscila Cadorin Nicolete, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Aline Coêlho dos Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.