Banner Portal
Relações interpessoais na escola: uma trama de muitos fios, poucos laços e alguns nós
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Afetividade. Relações interpessoais. Emoção.

Cómo citar

PIERINI, Adriana Stella. Relações interpessoais na escola: uma trama de muitos fios, poucos laços e alguns nós. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, p. 18–27, 2009. DOI: 10.20396/etd.v7i0.953. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/953. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

A partir do olhar de uma profissional de educação que, atualmente, ocupa o lugar de orientadora pedagógica de uma escola pública municipal de educação fundamental, este artigo busca relatar um determinado percurso vivenciado por um subgrupo de profissionais na escola, evidenciando um diálogo reflexivo entre as práticas cotidianas e as relações interpessoais no espaço escolar. Desta forma, reflete o exercício de produção de conhecimento e pesquisa na escola e aborda, fundamentalmente, a importância do grupo na constituição do sujeito que, ao fazer emergir questões do seu cotidiano, direciona seu estudo, tendo como foco alguns elementos: a reflexão sobre o conceito de aula a partir da discussão sobre projetos e outras atividades escolares, a humanização das relações, os diversos tempos escolares e os vínculos que aí se constituem, os entraves pessoais e institucionais na transformação dos tempos regulamentados em tempos de convívio, e a importância da teoria na (re) elaboração de conceitos, com base na afirmação de que o desenvolvimento do indivíduo não depende apenas do aspecto orgânico, mas principalmente, da qualidade das interações que mantém com o meio em que vive. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.953
PDF (Português (Brasil))

Citas

ALMEIDA, A. R. S. A emoção na sala de aula. Campinas, SP: Papirus,1999.

ARAÚJO, U. F. A construção de escolas democráticas: histórias sobre complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002.

AZZI, R. G. e SADALLA, A. M. F. de A. (Orgs). Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.