Banner Portal
Ser um professor pesquisador
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Professor-pesquisador. Interdisciplinaridade. Reflexão.

Cómo citar

KLEIN, Edna Scola. Ser um professor pesquisador. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, p. 28–32, 2009. DOI: 10.20396/etd.v7i0.954. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/954. Acesso em: 1 jul. 2024.

Resumen

O Projeto "ESCOLA SINGULAR: AÇÕES PLURAIS", realizado na nossa unidade escolar, tem trazido a discussão e a reflexão para as nossas reuniões, compreensão de atitudes dos adolescentes e nossas enquanto profissionais. Trabalhar em grupo e viver com as diversidades é um grande desafio e também uma grande aprendizagem. Esta diversidade ocorre entre os colegas de trabalho e na própria sala de aula. Refletir sobre nossas ações nos traz a figura do professor-pesquisador. Realizamos diversas atividades na escola que trouxeram a todos uma maior participação nos espaços escolares, contato com a arte, com a pesquisa, com a observação. Estes processos ocorreram entre os alunos e com a equipe docente também. Participo de reuniões semanais, com os professores de 5ª a 8ª séries para trocas de idéias, estudo e discussões de textos e temas. Ouvir e participar das discussões com os diversos profissionais do Projeto sobre as teorias de aprendizagem, diversidades de estratégias utilizadas nas aulas ou formas de aquisição de conhecimento foi muito importante para o nosso trabalho. Interdisciplinaridade é o tema do subgrupo que participo e inicialmente o interessante do trabalho em grupo é realmente o fortalecimento de cada pessoa e a percepção de uma atitude interdisciplinar. Debatemos os conceitos de Interdisciplinaridade e planejamos algumas ações de forma interdisciplinar para aplicá-las com os alunos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.954
PDF (Português (Brasil))

Citas

FURLANETTO, E. C. “O Papel do Coordenador Pedagógico na Formação Continuada do Professor: Dimensões Interdisciplinares e Simbólicas”. In: Interdisciplinaridade: formação de profissionais da educação. QUELUZ, Ana Gracinda (organizadora) São Paulo: Pioneira, 2000.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.