Banner Portal
Reflexões sobre o processo de alfabetização
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Aprendizagem. Alfabetização. Reflexão.

Cómo citar

RIZZO, Ítala Nair Tomei. Reflexões sobre o processo de alfabetização. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, p. 46–50, 2009. DOI: 10.20396/etd.v7i0.956. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/956. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Relato neste texto a minha experiência obtida com o grupo de professores da EMEF Padre Francisco Silva nos grupos de trabalhos (GTs) e no sub-grupo de estudo “Ações pedagógicas: compreendendo o processo ensino-aprendizagem”, bem como as minhas ações docentes, possibilitada por estas reflexões, sobre os modos como os meus alunos aprendem, principalmente no que se refere a alfabetização. Busco, ainda, ampliar a discussão sobre a importância de se ter clareza que nem todos os alunos aprendem da mesma maneira e no mesmo tempo, desafiando o professor a uma prática de ensino mais diversificada. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.956
PDF (Português (Brasil))

Citas

CONTIJO, C. M.M. & LEITE, A. S. A escrita como recurso mnemônico na fase inicial de alfabetização escolar: Uma análise histórico-cultural. In: Revista Educação & Sociedade, v. 23 - n.78, Campinas, abr. 2002.

FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Trad. Bruno Chagas Magne; Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

KLEIN, L. R. & SCHAFASCHECK, R. Uma Proposta de Alfabetização. (mimeo), 1995.

KLEIN, L. R. Alfabetização e Letramento: Considerações sobre a prática pedagógica do ensino da língua. In: Conhecimento Local e conhecimento universal: a aula e os campos do conhecimento. (Orgs)ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P.L. O.; JUNQUEIRA, S.R.A; Curitiba: Champagnat, 2004.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1997.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky – Aprendizado e desenvolvimento em processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

WEISZ, T. & SANCHES, A. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. Coleção Palavra de Professor, São Paulo: Ática, 2003.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.