Banner Portal
Competências dos professores: seus saberes necessários
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Saberes docentes. Competências. Trabalho diversificado.

Cómo citar

SCARPINI, Eliane de Fátima Sachinelli. Competências dos professores: seus saberes necessários. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, p. 103–110, 2009. DOI: 10.20396/etd.v7i0.965. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/965. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

O texto a seguir tem como objetivo relatar o processo de desenvolvimento do projeto “Escola Singular: ações plurais”, desde seu início, bem como o meu processo de reflexão e desenvolvimento profissional, a partir da minha inserção neste projeto, enquanto Vice-Diretora Educacional. Desta forma, inicio um processo de pesquisa sobre os saberes e competências que os professores desta unidade tem construído a fim de desenvolverem uma prática pedagógica mais diversificada e que atenda a todos os alunos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i0.965
PDF (Português (Brasil))

Citas

AQUINO, Julio Groppa. Do cotidiano escolar: ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000.

BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos CEDES, v.19 n. 44 Campinas Abr 1998.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática . Campinas: Papirus, 1992.

FAZENDA, Ivani Catarina. Interdisciplinariedade: um projeto em parceria. Rio de Janeiro: Loyola, 1995.

FAZENDA, Ivani (Org). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez,1993.

FRANTZ, Walter. Educação e Cooperação: práticas que se relacionam. Sociologias n.6 Porto Alegre jul/dez 2001.

GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Teoria da ação comunicativa de Habermas: Possibilidades de uma ação educativa de cunho interdisciplinar na escola. Revista educação & sociedade. v. 20 n. 66 Campinas, Abr. 1999.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: Saberes, identidade e Profissão. Campinas: Papirus, 2004

MORAIS Regis de (Org), Sala de aula: Que Espaço é Esse? Campinas: Papirus, 1988.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TONATTO, S e SAPIRO, C. Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual: uma proposta de intervenção em ciências. Revista Psicologia & Sociedade v. 14 n. 2 Belo Horizonte jul/dez 2002

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.