Banner Portal

Sobre o Periódico

Foco e Escopo

A ETD – Educação Temática Digital é uma publicação científica eletrônica da Faculdade de Educação da UNICAMP, criada em 1999, editada e publicada na modalidade contínua e que atende a uma política editorial definida. O Periódico se caracteriza por ser multidisciplinar e se dedicar à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo educacional e áreas afins, tendo como objetivo a contribuição para a formação do pesquisador e da pesquisadora na área de Educação por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores e educadoras vinculados/as a instituições nacionais e estrangeiras.

Apesar de a revista ter em seu título a palavra DIGITAL, isso não significa que só publique em suas seções trabalhos prioritariamente vinculados à TECNOLOGIA EDUCACIONAL. O propósito da revista reside em seu escopo MULTIDISCIPLINAR que atende a todas as áreas que permeiam a EDUCAÇÃO. Por esta razão, ela é TEMÁTICA e funciona somente no ambiente DIGITAL (tipo de suporte), que pode ser traduzido para ELETRÔNICO ou ON-LINE, ou seja, é exclusivamente digital e praticante do acesso aberto, desde a sua fundação.

A ETD – Educação Temática Digital é integrante do OJS/SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas) desde 2004, software recomendado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), sendo a segunda revista brasileira a utilizá-lo.

Público-alvo
Este periódico é dirigido a pesquisadores e pesquisadoras, professores e professoras e demais profissionais com interesse no campo da educação e áreas afins.

Objetivo
A ETD – Educação Temática Digital tem como objetivo difundir conhecimento e pesquisas inovadoras para o campo educacional, como um espaço de incentivo à pesquisa e à produção em diferentes campos do conhecimento que dialogem com a educação.

Idiomas da Publicação
Podem ser publicados artigos em português, espanhol ou inglês. Incentivamos os autores e autoras a apresentarem os originais em mais de um idioma. Caso aprovados, poderão ser publicados, eventualmente, nos três idiomas da revista.

Considerações Éticas:
A responsabilidade pelos conteúdos dos artigos publicados é exclusivamente do(s) autor (es) e da (s) autora (as), assim como a revisão ortográfica. Todos os artigos recebidos deverão receber pelo menos dois pareceres favoráveis à publicação por parte do Conselho Editorial, consultores ad hoc ou referees. Os autores e as autoras deverão assinar o Termo de Cessão de Direitos Autorais (Declaração de Originalidade) quando da submissão dos originais.

Recomenda-se fortemente que os artigos oriundos de pesquisas com seres humanos indiquem a aprovação (número do processo) pelos respectivos Comitês de Ética.

Consultar: 

  • Código de boas práticas científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - http://www.fapesp.br/boaspraticas/
  • Documento Ética e integridade na prática científica - CNPq
  • Os (as) autores (as) devem também visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores/as e editores/as sobre a ética em pesquisa.

Processo de Avaliação pelos Pares

Antes da submissão, os autores e as autoras devem seguir os seguintes passos:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita (evitando que isso implique em identificação de autoria);
- na redação de artigos que contenham revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores ou autoras, estes deverão ser devidamente citados.

Após a avaliação quanto à forma do manuscrito e adequação ao escopo da revista (primeiro desk review),o artigo passará pelo Turnitin, ferramenta de verificação de similaridade de textos e prevenção de plágio. Com os resultados, caberá aos editores e às editoras de seção decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares ou se será rejeitado já nesta etapa.

A editoria, então, encaminha o manuscrito para avaliação no sistema duplo-cego autônomo de no mínimo dois avaliadores (doutores como formação mínima), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceres, o artigo deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador/a. Ao final do processo, os autores e autoras recebem comunicação editorial relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas e das pareceristas.

Periodicidade

ETD - Educação Temática Digital, a partir do volume 25 de 2023, passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), o que possibilita a publicação dos originais mais rapidamente. Os artigos aprovados sairão em um único volume, no decorrer do ano. O sumário completo e o editorial serão publicados junto com o último conjunto de artigos do volume anual.

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS LEITORES E ÀS LEITORAS

Devido a um problema de cronologia numérica da revista, a edição do volume 13 está sendo lançada apenas como v.13, n.1, 2011, contemplando  também a edição especial do mesmo ano (duas edições por ano).

Em 2012, a edição foi corrigida para v.14, n.1 (jan./jun.) e v.14, n.2 (jul./dez.).

Vocabulários Controlados / Controlled Vocabularies

A ETD - Educação Temática Digital adota como padrão para as palavras-chave o Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED) e keywords o Thesaurus da UNESCO. O BRASED "é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos extraídos de documentos analisados pelo Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações”. (CIBEC, 2011). O acesso poderá ser feito em: "BRASED"

Thesaurus da UNESCO é um vocabulário controlado com uma lista cuidadosamente selecionada de termos da área de educação, organizado por assuntos nas seguintes línguas: portuguesa; espanhola; inglesa; francesa; e russa. O acesso poderá ser feito em: "Thesaurus da UNESCO"

Licenciamento de Conteúdo/Content License

A ETD - Educação Temática Digital adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Sponsors

Faculdade de Educação da Unicamp.

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

1999Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins (ROBJM) lançada pela diretoria da Biblioteca da Faculdade de Educação da Unicamp juntamente a outros bibliotecários que ingressaram como editores técnicos executivos da Revista, função esta alterada para editores/as científicos/as.

O projeto é, então, apresentado aos professores/as e pesquisadores/as, esclarecendo como seria o gerenciamento da Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins. O próprio espaço da biblioteca se tornaria o caminho para armazenagem, estocagem e disponibilização da informação por meio da Internet.  Muitos professores e professsoras dos Grupos de Pesquisa aderiram ao projeto. A Biblioteca tornou-se temática, caracterizada pelas produções em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Dos 36 Grupos de Pesquisa da Faculdade de Educação à época, 9 se tornaram responsáveis pelas temáticas desenvolvidas, ainda hoje na revista:

  • Cidadania e Movimentos Sociais;
  • Comunicação e Tecnologia;
  • Educação e Arte;
  • Educação e Saúde;
  • Educação na América Latina;
  • Escola e Diversidade;
  • Estudos Piagetianos e Psicologia Genética;
  • Gerontologia;
  • História da Educação.

De 2001 a 2020, a ETD obteve quatro notas diferentes em estratos Qualis/Capes, na área de Educação:

  • 2001 – Nacional C (antiga avaliação);
  • 2003 – Nacional B (antiga avaliação);
  • 2010 – 2012 A2 (nova avaliação);
  • 2012 - 2016 – A1 (nova avaliação);
  • 2017 - 2020 - A1 (avaliação atual).


Histórico de Gestão (1999 - 2019)

Editores/as científicos/as
Gildenir Carolino Santos (Fundador: 1999-2014)
Regina Maria de Souza (2008-2014)
Antonio Carlos de Rodrigues Amorim (2015-2016)
Wencesláo Machado de Oliveira Júnior (2016-2018)
Antonio Carlos Dias Júnior (2019-atual)

Editores Técnicos
Rosemary Passos (1999-atual)

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447