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A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene
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Palavras-chave

Educação em saúde. Saúde escolar. Parâmetros curriculares nacionais.

Como Citar

HESPANHOL BASSINELLO, Greicelene Aparecida. A saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 34–47, 2009. DOI: 10.20396/etd.v6i1.1000. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1000. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de expor algumas reflexões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, especificamente o tema transversal relacionado à saúde partindo de um breve histórico acerca dos manuais de higiene. O Ministério da Saúde ressalta o período escolar como fundamental para a promoção da saúde, já que as crianças e jovens que se encontram nas escolas vivem a oportunidade de obter cada vez mais a adequação de hábitos e atitudes que vão sendo revistos, dependendo da idade. Delimitamos como objeto de estudo os Parâmetros Curriculares Nacionais, que é o instrumento utilizado hoje para nortear o trabalho dos professores em relação à educação e saúde e o Ministério não dispõe de programa específico para o escolar.Em termos de metas a serem atingidas, enquanto o movimento higienista buscava legitimar uma categoria, o PCN é um instrumento de uma política educacional que consagrou uma intervenção na organização e cultura escolar.Conclui-se que a educação em saúde no âmbito do escolar deveria ser um processo interdisciplinar envolvendo os setores de saúde e educação. 

https://doi.org/10.20396/etd.v6i1.1000
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