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O ensino de música no contexto escolar
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Palavras-chave

Música - estudo e ensino. Escola - música.

Como Citar

CASTILHO, Eleide Gonçalves. O ensino de música no contexto escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 181–192, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i2.1079. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1079. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O tema deste Trabalho de Conclusão de Curso refere-se ao ensino de Música no contexto escolar, tendo como objetivo central alertar para a importância da Arte, e mais especificamente da Música, na formação escolar de nossos alunos e alunas. O texto está organizado em quatro capítulos. No primeiro, “A composição da escala”, são expostos os motivos e os interesses que motivaram a realização deste estudo. Em seguida, “Fazendo Arte”, desenvolve-se uma reflexão sobre a trajetória do ensino de Música nas escolas brasileiras, alertando para o fato de que, infelizmente, na nossa tradição escolar, o ensino de Arte é considerado um conhecimento supérfluo, menos importante que o de outros componentes curriculares. No terceiro capítulo, “A Música faz parte”, situa-se brevemente o caminho percorrido pela Música desde as primeiras civilizações, ressaltando-a como uma das formas de expressão significativas da Arte que faz parte há muito tempo da vida dos seres humanos. Discute-se, ainda, a educação musical na escola como uma oportunidade para que os alunos aprendam Arte aprendendo Música. Tomando como referência as múltiplas linguagens do patrimônio musical da humanidade, compreende-se que é na relação dialética entre este e o patrimônio musical dos alunos que o professor deve buscar os caminhos para tematizar o ensino de Música na escola. No “Compasso Final”, conclui-se este estudo ressaltando que o Curso de Pedagogia da UNICAMP deixou a desejar no que diz respeito ao ensino de Arte e de Música na escola. Isso, certamente, colabora para que a Arte continue sendo colocada de lado no nosso sistema escolar ou, ainda, seja inúmeras vezes reduzida a um “verniz de superfície”. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i2.1079
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