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As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens
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Palavras-chave

Práticas. Leitura. Escrita.

Como Citar

SILVA, Leila Cristina Borges da. As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 193–207, 2009. DOI: 10.20396/etd.v2i2.1080. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1080. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo conhecer os diferentes personagens que comigo mediavam o acesso das crianças em relação às práticas de leitura e escrita. A pesquisa foi realizada na sala de aula, onde atuei como professora, compartilhando com Vygostky (1984) que, para se entender algo (neste caso, as práticas de leitura e escrita) é necessário estudá-lo nas dinâmicas das relações, mergulhada no processo, ou ainda, no movimento. Tendo como referencial teórico os estudos da história cultural (CHARTIER: 1996; HÉBRARD; 1996; FRAISSE: 1997), debrucei-me sobre os modelos históricos que circunscrevem as práticas de leitura e escrita, reconhecendo os vestígios acerca destas apropriações, pelos sujeitos dentro e fora da escola. Através dos relatos das crianças e da família, fui apurando meu olhar para os mediadores envolvidos neste processo: a oralidade, a materialidade do livro e a imagem. No percurso deste trabalho, observei ainda que as crianças respondem ao modelo escolar, burlando-o, apropriando-se das práticas de leitura e escrita de modo singular e compartilhado ao mesmo tempo. 

https://doi.org/10.20396/etd.v2i2.1080
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