Banner Portal
Projetos de sociedade e de educação na América Latina de hoje: construindo categorias de análise
PDF

Palavras-chave

Educação – América Latina. Sociedade – América Latina.

Como Citar

MELO, Adriana Almeida Sales de. Projetos de sociedade e de educação na América Latina de hoje: construindo categorias de análise. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 61–70, 2009. DOI: 10.20396/etd.v1i1.540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/540. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Buscando elementos para construir a categoria de Projetos de Sociedade e de Educação, para a análise do planejamento e políticas educacionais na América Latina de hoje, este texto procura criticar exemplos de paradigmas de racionalidade que pretendem explicar estes movimentos do real, ora numa direção crítica, ora reificadora e técnica-instrumental.

https://doi.org/10.20396/etd.v1i1.540
PDF

Referências

BRASLAVSKY, Cecilia. Perspectivas de la educación y de la alfabetización en Argentina em el marco de la democracia. In: BRASLAVSKY, Cecilia. Alternativas de alfabetización para América Latina y el Caribe. Brasília: INEP, 1988. p. 75-118

BRASLAVSKY, Cecilia et al. Educación en la transición a la democracia : casos de Argentina, Brasil y Uruguay. Santiago : UNESCO/OREALC, 1989.

GENTILINI, João Augusto. Crise e planejamento educacional América Latina: tendências e perspectivas do contexto de descentralização. Campinas, SP, 1999. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, UNICAMP.

MATUS, Carlos. Política, Planejamento e Governo. Brasília, DF: IPEA, 1993.

MELO, Adriana A. Sales. Educação e hegemonia no Brasil de hoje. Maceió : EDUFAL, 1998.

MORSE, Richard M. O espelho de próspero: cultura e idéias nas Américas. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cia. Letras, 1988.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.