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Contribuições teóricas para uma revisão dos princípios e práticas da representação do conhecimento
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Palavras-chave

Representação do conhecimento. Organização do conhecimento.

Como Citar

BUFREM, Leilah Santiago; SILVA, Helena de Fátima Nunes; BREDA, Sônia Maria. Contribuições teóricas para uma revisão dos princípios e práticas da representação do conhecimento. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 28–38, 2008. DOI: 10.20396/etd.v7i1.593. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/593. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Estudo sobre os aspectos lingüísticos de representação do conhecimento. Objetiva discutir os fundamentos teóricos da organização do conhecimento, em suas bases lingüísticas e culturais e elementos de representação, relacionando a teoria da interação verbal de Bakhtin com os princípios e práticas da representação do conhecimento. Fundamenta-se no pressuposto de que os princípios de representação não podem ser reduzidos às disciplinas e práticas que para elas contribuem. A partir das reflexões de Bakhtin, em Marxismo e filosofia da linguagem, são analisados quatro aspectos por ele apontados. O primeiro refere-se à interação entre interlocutores, fundamental para a comunicação e princípio fundador da linguagem. O segundo diz respeito à dependência do sentido do texto e da significação das palavras à relação entre sujeitos, sentido e significação construídos na produção e na interpretação dos textos pelos sujeitos. A precedência da intersubjetividade sobre a subjetividade é o terceiro aspecto observado, pois é na relação entre os interlocutores que se constroem os sujeitos produtores do texto. O quarto aspecto, a dupla noção de sociabilidade, é explorado pela análise da relação entre sujeitos ou interlocutores que interagem e a dos sujeitos com a sociedade. Esses aspectos compõem um processo decisivo para o diálogo ou interlocução entre vozes intermediadas pela percepção de mundo de cada um dos envolvidos, criando espaços de flexibilização intervenientes nos fundamentos teóricos sobre a organização e representação do conhecimento. Nessa direção, apontam-se caminhos e práticas, materializados em instrumentos resultantes da valorização dos elementos culturais, cognitivos, éticos e estéticos presentes no contexto de uma determinada sociedade ou comunidade. 

https://doi.org/10.20396/etd.v7i1.593
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Referências

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