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O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?
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Palavras-chave

Processo de Bolonha. Espaço europeu de ensino superior. Regulação do ensino superior. Governação da educação.

Como Citar

ANTUNES, Fátima. O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, p. 1–28, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9in.esp.725. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/725. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O Processo de Bolonha constitui um método de acção política em direcção ao Espaço Europeu do Ensino Superior que representa uma nova ordem das relações sociais em educação. A governação multi-escalar, a acção transnacional, a agenda globalmente estruturada para a educação e modelo(s) educativo(s) de ambição mundial perfilam o terreno em que se confrontam programas e protagonistas em torno da constitucionalização do projecto neoliberal e da construção da educação como direito humano ou mercadoria. Neste contexto, o Processo de Bolonha está a configurar um novo quadro regulatório para o ensino superior na Europa em que o mercado ou o cosmopolitismo são sentidos possíveis da mudança com desiguais probabilidades de desenhar o futuro. 

https://doi.org/10.20396/etd.v9in.esp..725
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