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Platão e a educação da alma
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Palavras-chave

Antiguidade. História. Educação.

Como Citar

CORREIA, Wilson. Platão e a educação da alma. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 99–114, 2008. DOI: 10.20396/etd.v9i1.741. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/741. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho investiga as concepções platônicas sobre educação e indaga: a tese sobre a educação na Alegoria da Caverna contempla a formação do homem como ser integralmente concebido? Este trabalho assume a contribuição que instiga os pesquisadores da filosofia ao filosofar próprio e objetiva evidenciar que, na Alegoria da Caverna, Platão estabelece um conceito de educação da alma como libertação de si. A metodologia é bibliográfico-documental, pela apreensão e análise do dito do filósofo estudado. Conclui que uma concep-ção de educação que não siga o idealismo platônico pode adotar uma posição teórico-metodológica que valorizasse o homem inserido no mundo e que nele se lança para dar conta da existência concreta e presente. 

https://doi.org/10.20396/etd.v9i1.741
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