Banner Portal
Filosofia e psicanálise: um exercício de pinçar(com)análise a partir de Nietzsche e Freud Philosophy and psychoanalisys: an exercise to pinch(with)analysis from Nietzsche and Freud
PDF

Palavras-chave

Nietzsche. Freud. Pulsões. Sujeito.

Como Citar

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Filosofia e psicanálise: um exercício de pinçar(com)análise a partir de Nietzsche e Freud Philosophy and psychoanalisys: an exercise to pinch(with)analysis from Nietzsche and Freud. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 11, p. 60–80, 2010. DOI: 10.20396/etd.v11iesp.899. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/899. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo tem por objetivo sustentar que é possível uma aproximação do campo filosófico com a psicanálise. Tomando o pensamento de Nietzsche e de Freud como eixo de interlocução, procura evidenciar que ambos os autores trataram de empreender a destruição das evidências acerca do entendimento do sujeito e do lugar da subjetividade na história da Razão ocidental. A hipótese central é que a análise da teoria das pulsões em Nietzsche foi uma contribuição decisiva para o próprio entendimento de Freud acerca dos instintos e das pulsões em sua segunda tópica. Se a psicanálise dialoga desde o seu início com a filosofia, é possível sustentar que tal empreendimento não pode mais deixar de ocorrer, pois a temática do sujeito e sua constituição tornaram-se cruciais para o avanço do pensamento filosófico e psicanalítico. 

https://doi.org/10.20396/etd.v11iesp..899
PDF

Referências

CAMUS, A. O mito de Sísifo. Record: São Paulo, 2009.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, M. Lacan, le “liberateur”de la psychanalyse. In: FOUCAULT, M. Dits et Écrits IV. Paris: Gallimard, 1994.

FREUD, S. Cinco lições de psicanálise. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras

psicológicas completas de Sigmund Freud. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1990d. (v. 11).

FREUD, S. Conferência XXXI. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1990a. (v. 22).

FREUD, S. “O Ego e o Id”. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. 3. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1990b. (v. 19).

FREUD, S. “O instinto e suas vicissitudes”. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. 3.ed. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1990c. (v. 22).

FREUD, S. “O mal-estar na civilização”. In: FREUD, S. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1990. (v. 21).

KLOSSOWSKI, P. Nietzsche e o círculo vicioso. Rio de Janeiro, RJ: Pauzin, 2000.

LACAN, J. O seminário: Livro 17: O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1992.

LACAN, J. Outros escritos. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2003.

NIETZSCHE, F. W. Além de bem e mal. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

NIETZSCHE, F. W. Aurora. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

NIETZSCHE, F. W. Crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

NIETZSCHE, F. W. O anticristo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

NIETZSCHE, F. W. Os pensadores. São Paulo, SP: Abril, 1983.

ROUDINESCO, E. Jacques Lacan: esboço de uma vida, história de um sistema de pensamento. São Paulo, SP: Companhia de Bolso, 2008.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.