Estado da arte acerca das escolas multisseriadas

Autores

  • Maria Angélica Cardoso Universidade Estadual de Campinas
  • Mara Regina Martins Jacomeli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639788

Palavras-chave:

Instituições Escolares. Escolas Multisseriadas. Estado da Arte

Resumo

Este trabalho é parte integrante da pesquisa de Doutorado em Educação, em andamento.Não visamos, nesse momento, apresentar dados analíticos, mas apresentar os primeiroslevantamentos relativos à produção científica acerca das escolas multisseriadas. Tema demeu interesse, o projeto nasceu, em 2006, a partir da relação que fiz entre a minha práticadocente, em classes multisseriadas, e estudos sobre a organização do trabalho didático emescolas primárias de ensino mútuo. Para sua elaboração, efetuamos um levantamentoinicial sobre o tema com a finalidade de averiguar o volume real de estudos e pesquisasrelacionados às escolas multisseriadas. O resultado confirmou nossa hipótese: poucas eramas pesquisas abordando tal objeto. Com o objetivo de mapear a produção referente àsescolas multisseriadas iniciamos a primeira fase investigativa com o levantamento daprodução. Os trabalhos de identificação e quantificação, ainda que incompletos,permitiram a apresentação de alguns dados preliminares. Salientamos que esselevantamento é parcial e não está finalizado. Porém, é certo que o interesse pelas escolasmultisseriadas é muito recente, data dos últimos dezesseis anos: as centenárias escolasmultisseriadas, não passam de “adolescentes” objetos de pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Cardoso, Universidade Estadual de Campinas

Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental, especialista em Educação/Formação Docente pela UNIDERP, mestre em Educação pela UFMS, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/UNICAMP.

Mara Regina Martins Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/UNICAMP, mestre e doutora em Educação pela UNICAMP.

Referências

ALVES, G. L. (2005) O Trabalho Didático na Escola Moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados.

BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES: http://bdtd.ibict.br/

BRASIL, INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Básica de 1997 a 2007. Disponíveis em www.inep.gov.br/censoescolar.

BRASIL, TV ESCOLA. (2001). Programa Salto para o Futuro/Série Escolas Rurais e Classes Multisseriadas. Disponível em www.tvebrasil.com.br/saltoparaofuturo/boletim2001. Acesso em 9/1/2010.

CAPES/MEC. Banco de Teses e Dissertações: www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses CNPq. Plataforma Lattes: www.cnpq.br

FERREIRA, N. S. A. (2002). As Pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação e Sociedade, ano XXIII, no 79, agosto/2002. p. 257-272.

HAGE, S. Mufarrej. (2006). A Realidade das Escolas Multisseridas frente às conquistas na Legislação Educacional. In: Anais da 29a Reunião Anual da ANPED: Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromissos manifestos. Caxambu: ANPED. CD ROM.

MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. (2002). "Classes multisseriadas" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora. Disponível em www.educabrasil.com.br/dicionario. Acesso em 9/1/2007.

PIZA, F. F; SENA, L. B. (2001). PMG 3 – Escola Ativa. Salto para o Futuro. Disponível em www.tvebrasil.com.br/saltoparaofuturo/boletim 2001. Consulta em 9/1/2007.

SANFELICE, J. L. (2007). História das Instituições Escolares. In O Legado Educacional do Século XX no Brasil. SAVIANI, D. [et al.]. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados.

SAVIANI, D. (1980) Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. SP: Cortez Editora; Autores Associados.

SOUZA, R. F; FARIA FILHO, L. M. (2006) A Contribuição dos Estudos sobre Grupos Escolares para a Renovação da História do Ensino Primário no Brasil. In VIDAL, D. G. (org.) Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado de Letras. p. 21-56.

Downloads

Como Citar

CARDOSO, M. A.; JACOMELI, M. R. M. Estado da arte acerca das escolas multisseriadas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37e, p. 174–193, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37e.8639788. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639788. Acesso em: 15 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>