A distância: a escola Lula para a formação de professores

Autores

  • Maria de Fátima Rodrigues Pereira (UTP/Brasil)
  • Elza Margarida de Mendonça Peixoto (UEL/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v10i40.8639813

Palavras-chave:

Políticas. Educação a distancia. Formação de professores

Resumo

A educação a distância com novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) estrutura-se, no Brasil, a partir da década de 1970, porque, também a partir de então, as TICs foram associadas ao processo produtivo. A educação a distância com TICs compõe uma conjuntura histórica de transição de um trabalho sob a gerência fordista para o toyotismo. Se, sob o fordismo as relações de trabalho se caracterizavam pelo caráter parcelar, fragmentado, da indústria seriada, da produção em série; sob o toyotismo o trabalho caracteriza-se pela flexibilização, a desregulamentação, a polivalência. Estas mudanças na base produtiva, do mundo da “empresa flexível, como diz o capital, ou do mundo da acumulação liofilizada, não alteram a forma de ser do capital, mas alteram, em muito, o que se pede à educação. Os que defendem a educação a distância com TICS apontam seu potencial de promover cidadania: demandas de difícil atendimento podem ser atingidas; possibilitam encurtamento de distâncias entre sujeitos e informações. Analisamse as políticas de educação a distância, em curso no Brasil, nomeadamente para a formação de professores. Recorre-se às contribuições da ciência política e da reflexão ontológica para este entendimento. O objetivo é contribuir com o debate, as práticas e as políticas de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Rodrigues Pereira, (UTP/Brasil)

Professora adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná.

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, (UEL/Brasil)

Professora Adjunto 3 da Universidade Federal da Bahia (2011-).

Referências

ANTUNES, Antunes, Da pragmática da especialização fragmentada à pragmática da liofilização flexibilizada: as formas da educação no modo de produção capitalista . In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate. V. 1 n. 1, Londrina: junho, 2009. Portal de Periódicos Científicos da UEL.

BARRETO, Raquel Goulart. As Tics e a formação de profissionais da Educação. In: PRADO, Eliane Mimesse, SOUZA, Maria Antonia de Souza, FERREIRA, Naura SYRIA Carapeto. Educação em Debate. Curitiba: UTP, 2009.

DOURADO, Luis Fernando. Políticas e Gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios? In: Educação & Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 104. Especial, Out. 2008.

EVANGELISTA, Olinda, SHIROMA, Oto Shiroma. Redes para conversão docente. In: FIUZA, Alexandre, CONCEIÇÃO, Gilmar Henrique da. Política, Educação e Cultura. (ORGs.). Cascavel: EDUNIOESTE, 2008.

GATTI, Bernardete Angelina (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

LIBÂNIO, Adeus professor, Adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente, 1998.

PEREIRA, M. F. R., PEIXOTO, E. M. de M. Formação e Trabalho Docente: Espaço da Luta de Classes. Anped, 2009.

PRADO, Maria Elisabette Brisola, SILVA, Maria da Graça Moreira da. Formação de educadores em ambientes virtuais de aprendizagem. Em Aberto, Brasília: vol. 22, n. 79, p. 61-74, jan. 2009.

SILVA, Welington Araújo Silva. As tecnologias da informação e comunicação no processo de formação humana via educação a distância. Boletim Germinal, n. 9, Nov. 2009. Portal de Periódicos Científicos da UEL.

VALENTE, José Armando (org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Publicação: OEA_ NIED/UNICAMP. http: www.nied.inicamp.br/oea.

Downloads

Como Citar

PEREIRA, M. de F. R.; PEIXOTO, E. M. de M. A distância: a escola Lula para a formação de professores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 40, p. 179–188, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i40.8639813. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639813. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>