Resumo
O presente trabalho está vinculado à dissertação, em andamento, do mestrado do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados e visa conceituar a relação entre a realidade de fronteira e a atuação do professor de geografia nessa realidade. O desenvolvimento do trabalho parte de uma pesquisa com professores de geografia da Escola Estadual Vespasiano Martins localizada no município de Amambai- MS. Nascem assim as seguintes perguntas: Quais as representações de fronteira de tais professores? Como os mesmos delineiam em suas praticas pedagógicas tais concepções? No município em questão está presente um conjunto de intermediações e diversidades de línguas (português [gaúchos, mato-grossenses], espanhol e guarani) e de práticas culturais mescladas que ratificam a análise proposta. O trabalho busca, assim, sua relevância na problemática mencionada, bem como no fato de que, nesta pesquisa sobre educação, o ponto de partida se constitui num duplo desafio: pensar a fronteira e o sujeito de fronteira a partir das concepções dos professores, mas também pensar a geografia como proposta de conhecimento do sujeito de fronteira.
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