Resumo
Objetivou-se refletir sobre a história e a historiografia educacional no contexto da Amazônia, com ênfase na produção científica desenvolvida no interior dos Programas de Pós-Graduação em Educação existentes na Região. Problematizou-se sobre: a) Como se encontra distribuída a produção científica no espaço acadêmico dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte do Brasil? b) Qual o perfil acadêmico dos historiadores da educação que elegeram a temática educação superior como referência analítica para a construção do conhecimento histórico-educativo? c) Como se caracterizam as narrativas históricas que permeiam as produções científicas desses historiadores da educação? Foram selecionados três Programas e analisados os indicadores da expansão da Pós-Graduação, a distribuição da produção científica na Região, bem como o perfil acadêmico dos novos historiadores da educação e as abordagens teórico-metodológicas de suas dissertações. Os Programas contribuem com a formação e a produção científica, porém, a escrita da história da educação na Amazônia que emana das explicações e interpretações desses pesquisadores, acentua os sujeitos institucionais como protagonistas soberanos nas relações que marcam os objetos criados a partir dos eventos educativos.
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