História e historiografia educacional na Amazônia: uma radiografia da produção do conhecimento nos programas de pós-graduação em educação da região norte do Brasil

Autores

  • Paulo Sérgio de Almeida Corrêa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639958

Palavras-chave:

Amazônia. História da Educação. Historiografia Educacional. Produção do Conhecimento Histórico-Educativo

Resumo

Objetivou-se refletir sobre a história e a historiografia educacional no contexto da Amazônia, com ênfase na produção científica desenvolvida no interior dos Programas de Pós-Graduação em Educação existentes na Região.  Problematizou-se sobre: a) Como se encontra distribuída a produção científica no espaço acadêmico dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte do Brasil? b) Qual o perfil acadêmico dos historiadores da educação que elegeram a temática educação superior como referência analítica para a construção do conhecimento histórico-educativo? c) Como se caracterizam as narrativas históricas que permeiam as produções científicas desses historiadores da educação? Foram selecionados três Programas e analisados os indicadores da expansão da Pós-Graduação, a distribuição da produção científica na Região, bem como o perfil acadêmico dos novos historiadores da educação e as abordagens teórico-metodológicas de suas dissertações. Os Programas contribuem com a formação e a produção científica, porém, a escrita da história da educação na Amazônia que emana das explicações e interpretações desses pesquisadores, acentua os sujeitos institucionais como protagonistas soberanos nas relações que marcam os objetos criados a partir dos eventos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, Universidade Federal do Pará

Professor Associado Nível 4 na Cadeira de História da Educação da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. PORTARIA NORMATIVA Nº 7, DE 22 DE JUNHO DE 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES. Brasília - DF.

BRASIL, CAPES. http://www.capes.gov.br

BRASIL, CNPq. Currículo Lattes. http://www.cnpq.br

BRITO NETO, A. C. O Impacto das diretrizes curriculares nacionais nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação em Educação Física do Estado do Pará. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Pará, Belém.

CORRÊA, P. S. A.A formação de professores como objeto de estudo nas narrativas autobiográficas dos pós-graduandos em educação da UFPA. In: MONTEIRO, M. N... (et al.) (Organizadores). Ensaios de filosofia e educação: cultura, formação e cidadania. Belém: EDUFPA, 2009. p. 209-245

DIAS, A. K. M. A Expansão do Ensino Superior Privado no Amazonas, no Período de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

FREIRE, P.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

RAGAZZINI, D. R. Os estudos histórico-educativos e a história da educação. In: SANFELICE, José Luis; SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. (Org.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas-SP: Autores Associados, 1999. p. 19-35

RODRIGUES, S. E. C. As representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições para a formação do educador. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém.

SILVA, S. P. A relação teoria-prática na Formação de Professores de Língua Portuguesa no curso de Licenciatura Plena em Letras: um estudo de caso na Universidade do estado do Pará – Campus Vigia. 2009. Dissertação (Mestrado em

Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém.

ZEQUERA, L. H. T. História da educação em debate: as tendências teóricometodológicas na América Latina. Campinas-SP: Alínea, 2002.

Downloads

Como Citar

CORRÊA, P. S. de A. História e historiografia educacional na Amazônia: uma radiografia da produção do conhecimento nos programas de pós-graduação em educação da região norte do Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 149–174, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639958. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639958. Acesso em: 18 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos