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História e historiografia educacional na Amazônia: uma radiografia da produção do conhecimento nos programas de pós-graduação em educação da região norte do Brasil
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Palavras-chave

Amazônia. História da Educação. Historiografia Educacional. Produção do Conhecimento Histórico-Educativo

Como Citar

CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida. História e historiografia educacional na Amazônia: uma radiografia da produção do conhecimento nos programas de pós-graduação em educação da região norte do Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43e, p. 149–174, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i43e.8639958. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639958. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Objetivou-se refletir sobre a história e a historiografia educacional no contexto da Amazônia, com ênfase na produção científica desenvolvida no interior dos Programas de Pós-Graduação em Educação existentes na Região.  Problematizou-se sobre: a) Como se encontra distribuída a produção científica no espaço acadêmico dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte do Brasil? b) Qual o perfil acadêmico dos historiadores da educação que elegeram a temática educação superior como referência analítica para a construção do conhecimento histórico-educativo? c) Como se caracterizam as narrativas históricas que permeiam as produções científicas desses historiadores da educação? Foram selecionados três Programas e analisados os indicadores da expansão da Pós-Graduação, a distribuição da produção científica na Região, bem como o perfil acadêmico dos novos historiadores da educação e as abordagens teórico-metodológicas de suas dissertações. Os Programas contribuem com a formação e a produção científica, porém, a escrita da história da educação na Amazônia que emana das explicações e interpretações desses pesquisadores, acentua os sujeitos institucionais como protagonistas soberanos nas relações que marcam os objetos criados a partir dos eventos educativos.

https://doi.org/10.20396/rho.v11i43e.8639958
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Referências

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