Escolas reunidas: um modelo entre as escolas isoladas e os grupos escolares em Mato Grosso

Autores

  • Elton Castro Rodrigues dos Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v15i61.8640528

Palavras-chave:

História da Educação. Escola Reunida. Mato Grosso

Resumo

Objetiva-se com esse estudo investigar a criação e funcionamento das Escolas Reunidas em Mato Grosso a partir da sanção do Regulamento da Instrução Pública Primária em 1927 que modificou o cenário educacional do Estado com a implantação de novos modelos de escolas primárias no citado período. Utilizou-se como fontes principais para subsidiar as reflexões sobre as modalidades escolares que fizeram parte do cenário educacional do estado, Relatórios e Mensagens de governantes estaduais, inspetores de ensino e diretores da Instrução Pública, Legislações educacionais, disponíveis nos principais acervos e arquivos mato-grossenses. As Escolas Reunidas, por serem similares aos grupos escolares, foram uma das responsáveis pela expansão da escola graduada e pelo acesso à educação primária em Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Castro Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.

Professor, Mestre em Educação, vinculado ao Departamento de Ensino e Organização Escolar – DEOE do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, ao Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória – GEM, Cuiabá - MT.

Referências

ARAÚJO, José Carlos Souza. Os Grupos Escolares em Minas Gerais: a reforma João Pinheiro (1906). Anais... do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação: Uberlândia, Minas Gerais – Brasil, 2006. Disponível em: http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/19JoseCarlosSousa.pdf. Acesso: 01/03/2012.

ALVES, Laci Maria Araújo. Nas trilhas do ensino (1910-1946). Cuiabá: EdUFMT, 1998.

BRASIL, Américo Pinto. Relatório das Escolas Reunidas de Santo Antônio do Rio Abaixo apresentado ao Diretor Geral da Instrução Pública do Estado, 1930.

CAMARA, Sônia; BARROS, Raphael. Por um projeto escolar modelar: A constituição dos grupos escolares no Distrito Federal em finais do século XIX. In: VIDAL, Diana Gonçalves (Org.). Grupos escolares: Cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893 – 1971). Campinas-SP: Mercado de Letras, 2006. p. 277-298.

COSTA. Fernando Corrêa da. Mensagem apresentado a Assembléia Legislativa ao governador do Estado em Mato Grosso. APMT, 1954.

CUNHA. Eduardo Ferreira da. Grupo Escolar, Escola Normal e Escola Modelo “Palácio Da Instrução De Cuiabá” (1900-1915): Arquitetura e Pedagogia. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFMT Programa de Pós – Graduação em Educação – IE. Cuiabá, 2009. 132p.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos Pardieiros aos Palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: EdUPF, 2000.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gonçalves. Os tempos e os espaços no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p.19-34, mai/jun/jul/ago. 2000.

FIGUEIREDO. Arnaldo Estevão de. Mensagem apresentado a Assembléia Legislativa ao governador do Estado em Mato Grosso. APMT, 1949.

FIGUEIREDO. Arnaldo Estevão de. Mensagem apresentado a Assembléia Legislativa ao governador do Estado em Mato Grosso APMT, 1950.

FRAGO, Antonio Viñao. Innovación y Racionalidad Científica - La escuela graduada pública en España (1898 - 1936). Madrid: Akal Universitaria, 1990.

ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. A Instituição da Inspetoria Técnica no Âmbito do Projeto de Modernização da Educação Implementado com A Reforma de 1906 em Minas Gerais: estratégia de modelização do ensino. Revista HISTEDBR On-line, SP - Campinas, n.44, p. 107-130, dez - 2011. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/44/art08_44.pdf Acesso em: 10/02/2012.

LESAGE, Pierre. A pedagogia nas escolas mútuas no século XIX. In: BASTOS, Maria Helena Câmara; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: EdIUPF, 1999, pp. 9-24.

MATO GROSSO. Regulamento do Presidente do Estado à Assembléia Legislativa. Cuiabá - APMT, 1910.

MATO GROSSO. Mensagem do Governador do Estado á Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Cuiabá – MT, 1913.

MATO GROSSO. Direção da Escola Normal e Modelo anexa. Relatório do movimento anual apresentado à Secretaria de Estados dos Negócios do Interior, da Justiça e da Fazenda, 1911.

MATO GROSSO. Relatório da Diretoria Geral da Instrução Pública do Estado de Mato Grosso – Referente ao ano de 1942. Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Cuiabá – MT, 1943.

MATO GROSSO. Relatório da Escola Normal e Modelo Anexa. Arquivo Público de Mato Grosso – APMT, Cuiabá – MT, 1910.

MATO GROSSO. Relatório do movimento anual do Grupo Escolar de Poconé apresentado à Direção Geral da Instrução Pública. Cuiabá – APMT, 1916.

MATO GROSSO. Regulamento do Presidente do Estado à Assembléia Legislativa. Cuiabá - APMT, 1927.

MENDES, Francisco A. Ferreira. Relatório da Diretoria Geral da Instrução Publica de Mato Grosso. APMT, 1942.

MORENO, Gislaene. Terra e poder em Mato Grosso: política e mecanismos de burla (1892-1992). Cuiabá: Entrelinhas; EdUFMT, 2007.

MULLER. Julio Strubing. Relatório apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Getulio Vargas Presidente da república em Mato Grosso. APMT, 1940.

PAES, Ademilson Batista. A escola primária rural em Mato Grosso no período republicano (1889-1942). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Araraquara-SP, 2011. 268p.

PIRES. Manoel Ary da Silva. Mensagem apresentada a Assembleia Legislativa lida na abertura da 3a sessão ordinária da sua 1a legislatura, pelo Interventor Federal do Estado de Mato Grosso. APMT, 1937.

POUBEL E SILVA, Elizabeth Figueiredo de Sá. A Escola Normal de Cuiabá: a formação de professores para a implantação do método intuitivo no ensino público mato-grossense. In: NUNES Clarice, SÁ Nicanor Palhares. Instituições Educativas na Sociedade Disciplinar Brasileira. Cuiabá: EdUFMT, 2008

POUBEL E SILVA, Elizabeth Figueiredo de Sá. De criança a aluno: as representações da escolarização da infantil em Mato Grosso (1910 – 1927). Tese (Doutorado em Educação) – USP Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2006. 220 fls.

REIS, Rosinete M. Palácios da instrução: institucionalização dos grupos escolares em Mato Grosso (1910-1927). Dissertação (Mestrado em Educação) – UFMT Programa de Pós Graduação em Educação, 2005. 240 p.

SÁ. Elizabeth Figueiredo de. De criança a aluno: as representações da escolarização da infantil em Mato Grosso (1910-1927). Cuiabá: EdUFMT, 2007.

SÁ, Elizabeth Figueiredo de, SÁ, Nicanor Palhares. Escola Normal de Cuiabá: formar professores para lapidar almas. In: ARAÚJO, José Carlos Souza, FREITAS, Anamaria G. B. de, LOPES, Antonio Pádua C.(orgs). As escolas normais no Brasil: do Império à República. Campinas-SR: Editora Alínea, 2008, p. 61-74.

SÁ, Nicanor Palhares; SÁ, Elizabeth Figueiredo de. A escola pública primária mato-grossense no período republicano (1900-1930) In: _____. Revisitando a história de escola primária: os grupos escolares em Mato Grosso na Primeira República. Cuiabá: EdUFMT, 2011. p.29 – 54.

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Grandeza da Pátria e Riqueza do Estado: Expansão da Escola Primária no Estado do Rio de Janeiro (1893-1930). Revista de Educação Pública - v. 19, n. 41 (set./dez. 2010) Cuiabá, EdUFMT, 2010, p. 535-550.

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na Primeira República: Memória, História e perspectivas de Pesquisa. Revista Tempo. v. 13, n. 26, 2009, p. 32-55. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v13n26/a03v1326.pdf. Acesso em: 01/07/2012.

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; SÁ. Elizabeth Figueiredo de; FERRO, Maria do Amparo Borges. A expansão da escola primária graduada nos Estados na Primeira República: a ação dos poderes públicos. In: SOUZA, Rosa Fátima de; SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SÁ, Elizabeth Figueiredo de, (Orgs.). Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a Escola Graduada (1870 – 1930) 2011. Prelo. 128-141p.

SILVA Franklin Cassiano da. Mensagem apresentado a Assembléia Legislativa ao governador do Estado em Mato Grosso. APMT, 1950.

SILVA, A. M. Práticas Educativas no Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia, em Assú/RN (1911-1927). Revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses/UFRN. n. 1, fev. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/imburana/article/view/860/794. Acesso em: 10/05/2012.

SOUZA, Rosa Fátima. Espaço da Educação e da Civilização: origens dos grupos escolares no Brasil. In: O Legado Educacional do Século XX. Araraquara: UNESP - Faculdade de Ciências e Letras, 1998.

SOUZA, Rosa Fátima. Alicerces da Pátria: escola primária e cultura escolar no estado de São Paulo (1890-1976), Araraquara, 2006, 367f. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006.

SOUZA, Rosa Fátima. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008. 319 p.

TOLEDO, Annibal. Mensagem apresentação à Assembléia Legislativa e lida na abertura da 1a Sessão na abertura de sua 15a Legislatura Mato Grosso. APMT, 1950.

TORRES, Rosane dos Santos. Filhos da Pátria, Homens pelo Progresso: O Conselho Municipal e a Instrução Pública na Capital Federal (1892-1902). Dissertação (Mestrado em História) – UERJ Programa de Pós-graduação. Rio de Janeiro 2009. 172 p.

VIDAL, Diana Gonçalves. Culturas Escolares: estudo sobre as práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX). Campinas – SP: Autores Associados, 2005.

VIDAL, Diana Gonçalves. história (e recriando memória) da escola primária e da infância no Brasil: os Grupos Escolares em foco. In: VIDAL, Diana (org.) Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: SP: Mercado de Letras, 2006, p. 7-20.

Downloads

Publicado

2015-07-21

Como Citar

SANTOS, E. C. R. dos. Escolas reunidas: um modelo entre as escolas isoladas e os grupos escolares em Mato Grosso. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 61, p. 290–305, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i61.8640528. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640528. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos