Resumo
O artigo enfatiza o papel dos livros infantis publicados na Primeira República (1889-1930), no Brasil, para a formação moral e cívica das crianças. Para tanto, discorremos sobre o contexto histórico, em que os livros foram publicados,com ênfase na análise do livroContos Pátrios(1904), de Olavo Bilac (1865-1918) e Coelho Neto (1864-1934), para a compreensão da proposta de educação das crianças brasileiras. Nos anos finais do século XIX, a República se instaurou e a industrializaçãose fortalecia. Nesse contexto, a educação se destacou, tornando-se responsável por preparar o cidadão eleitor, o trabalhador nacional e legitimar o novo regime, cultivando o sentimento de nacionalidade. Por isso, ela começou a ser alvo de discussões e projetos para que se adequasse as necessidades do período. Os livros infantisforam publicados para atender a demanda por material de leitura para as crianças no país e estavam em consonância com o projeto republicano de educação. Contos Pátrios é um exemplo desse material de leitura escolar: buscava desenvolver na criança sentimentos patrióticos e nacionalistas, como amor à pátria, amor ao próximo e à família, mostrava suas responsabilidades, como ser o provedor da família (garotos), e de protetora e daquela que cuida e zela pela família (meninas).
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