O instituto universitário de educação e os desafios da universitarização no contexto das reformas educacionais em Cabo Verde

Autores

  • Janice Raquel Sança Gomes Universidade Estadual Paulista
  • Manoel Nelito Matheus Nascimento Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651016

Palavras-chave:

Universitarização. Instituto Universitário de Educação. Formação de professores. Educação em Cabo Verde.

Resumo

As discussões apresentadas neste artigo integram a análise da pesquisa intitulada “O Instituto Universitário de Educação de Cabo verde e os desafios da universitarização para a formação de professores” com o objetivo de compreender as repercussões do processo de universitarização na formação de professores cabo-verdianos do Ensino Básico (em sua maioria com uma única formação de nível médio), após a frequência de um curso de complemento de licenciatura no Instituto Universitário de Educação. Neste artigo apresentamos resultados das análises das legislações educacionais juntamente com parte das entrevistas realizadas com alunos que frequentaram cursos de complemento de licenciatura no Instituto Universitário de Educação e professoras/coordenadoras dos respectivos cursos. A pesquisa comprovou a relação direta entre reforma educacional e políticas de formação de professores para o cumprimento da mesma.O Instituto Universitário de Educação, embora não represente o movimento completo de universitarização, apresenta elementos que mostram que esse fenômeno está em pleno desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Janice Raquel Sança Gomes, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).Professora substituta da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Manoel Nelito Matheus Nascimento, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Educação (Ded) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. (UFSCar). 

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Publicado

2017-12-13

Como Citar

GOMES, J. R. S.; NASCIMENTO, M. N. M. O instituto universitário de educação e os desafios da universitarização no contexto das reformas educacionais em Cabo Verde. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 982–1004, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i3.8651016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651016. Acesso em: 19 out. 2021.

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