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O instituto universitário de educação e os desafios da universitarização no contexto das reformas educacionais em Cabo Verde
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Palavras-chave

Universitarização. Instituto Universitário de Educação. Formação de professores. Educação em Cabo Verde.

Como Citar

GOMES, Janice Raquel Sança; NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus. O instituto universitário de educação e os desafios da universitarização no contexto das reformas educacionais em Cabo Verde. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 982–1004, 2017. DOI: 10.20396/rho.v17i3.8651016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651016. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

As discussões apresentadas neste artigo integram a análise da pesquisa intitulada “O Instituto Universitário de Educação de Cabo verde e os desafios da universitarização para a formação de professores” com o objetivo de compreender as repercussões do processo de universitarização na formação de professores cabo-verdianos do Ensino Básico (em sua maioria com uma única formação de nível médio), após a frequência de um curso de complemento de licenciatura no Instituto Universitário de Educação. Neste artigo apresentamos resultados das análises das legislações educacionais juntamente com parte das entrevistas realizadas com alunos que frequentaram cursos de complemento de licenciatura no Instituto Universitário de Educação e professoras/coordenadoras dos respectivos cursos. A pesquisa comprovou a relação direta entre reforma educacional e políticas de formação de professores para o cumprimento da mesma.O Instituto Universitário de Educação, embora não represente o movimento completo de universitarização, apresenta elementos que mostram que esse fenômeno está em pleno desenvolvimento.

https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8651016
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