A avaliação da aprendizagem no Grupo Escolar DR. Brasil Caiado em Anápolis/GO (1926-1929)

Palavras-chave: Grupo escolar. Avaliação da aprendizagem. Anápolis.

Resumo

O processo de avaliação da aprendizagem no Grupo Escolar Dr. Brasil Caiado (atual Colégio Estadual Antensina Santana), de Anápolis-GO, no período de 1926 a 1929, foi normatizado pelo Regulamento de instrução primária, de 27 de janeiro de 1900 e pela Lei n. 613, de 02 de agosto de 1918, do estado de Goiás. Na referida legislação chama a atenção inicialmente a ausência do termo “avaliação” ou “avaliação da aprendizagem” em seu conteúdo. No entanto, isso não significa que o processo de avaliação da aprendizagem não existisse. Nestes termos, a questão central e o objetivo desta pesquisa foram descrever e analisar o processo de avaliação da aprendizagem do grupo escolar Dr. Brasil Caiado entre os anos de 1926 e 1929. A delimitação do período justifica-se pelo fato da primeira data ser o ano de fundação da unidade de ensino e 1929 o último ano em que o Regulamento de 1918 esteve em vigência, uma vez que a partir de 1930 passa a vigorar novo regulamento de instrução, que altera as disposições regulamentares do ensino em Goiás. Foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a análise documental, privilegiando a legislação e os livros de atas dos exames do grupo escolar. Os mecanismos de avaliação da aprendizagem nos grupos escolares em Goiás davam-se pelo cômputo das faltas às aulas, análise da disciplina (aqui entendida como comportamento e aplicação) e os exames (de promoção e final) que definiam os aprovados e os reprovados. O fracasso escolar era marcante na unidade de ensino, no período estudado.

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Biografia do Autor

Sandra Elaine Aires de Abreu, Universidade Estadual de Goiás
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do ensino superior da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Mestrado Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias (MIELT/UEG) e do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA).
Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade Federal de Uberlândia
Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

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GRUPO ESCOLAR DR. BRASIL CAIADO. Número de alunos matriculados, em condições e sem condições de prestarem exames, aprovados, reprovados e que não compareceram ao exame no ano de 1926. 1926-1936. 1 quadro.

GRUPO ESCOLAR DR. BRASIL CAIADO. Número de alunos matriculados, em condições e sem condições de prestarem exames, aprovados, reprovados e que não compareceram ao exame no ano de 1927. 1926-1936. 1 quadro.

GRUPO ESCOLAR DR. BRASIL CAIADO. Número de alunos matriculados, em condições e sem condições de prestarem exames, aprovados, reprovados e que não compareceram para a realização do exame no ano de 1928. 1926-1936. 1 quadro.

GRUPO ESCOLAR DR. BRASIL CAIADO. Número de alunos matriculados, em condições e sem condições de prestarem exames, aprovados, reprovados e que não compareceram para a realização do exame no ano de 1929. 1926-1936. 1 quadro.

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Publicado
2018-03-27
Como Citar
Abreu, S. E. A. de, & Gonçalves Neto, W. (2018). A avaliação da aprendizagem no Grupo Escolar DR. Brasil Caiado em Anápolis/GO (1926-1929). Revista HISTEDBR On-Line, 18(1), 70-89. https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8651607
Seção
Artigos