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A experiência da promoção automática no Grupo Escolar Xavier da Silva: 1965-1969
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Palavras-chave

Arquivos e fontes escolares. Grupo escolar. Promoção automática.

Como Citar

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A experiência da promoção automática no Grupo Escolar Xavier da Silva: 1965-1969. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 483–494, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i2.8652210. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652210. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este texto discute a instrução pública nos grupos escolares de Curitiba, em especial o Grupo Escolar Xavier da Silva, no período de 1946 a 1971. A partir dos dados encontrados nas fontes da escola toma-se como objeto um relatório de experiência de promoção automática vivida no Grupo Escolar que foi realizada no período de 1965 a 1969. O objetivo de tal experiência era reduzir o índice de reprovação e atender a um maior número de alunos que reprovavam. A análise dos dados informados é realizada fundamentando-se em Thompson (1981), Bloch (2001), Farge (2009), e Mainardes (1998; 2009), Recomendações da UNESCO (1934-1977) e relatórios do Grupo Escolar Xavier da Silva (1969-1982).  A metodologia baseada principalmente na pesquisa histórica documental considera as fontes escolares como documentação imprescindível para se ter acesso à vida da escola, e enquanto tal, às experiências vividas naquele espaço pedagógico. No entanto, são tomadas enquanto vestígios, na acepção de Bloch (2001). Considera-se também a articulação entre o particular e o universal, no caso o singular é representado pela experiência do Grupo Escolar, a categoria do universal é representada pela UNESCO. Estas categorias são mediadas pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, em nível nacional e o Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais, em nível estadual. Conclui-se que as possíveis contribuições dos professores não foram consideradas para a efetividade da experiência e que a mesma seguia diretivas do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP e Recomendações da UNESCO.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652210
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Referências

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