História e filosofia da ciência em evento de ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652249

Palavras-chave:

História e filosofia da ciência. Ensino de ciências. Propostas didáticas.

Resumo

As relações entre ciência e sociedade são cada vez mais complexas como resultado de mudanças no cotidiano das pessoas. No ensino de ciências, essas mudanças suscitam uma formação docente para o pensamento crítico acerca do processo de desenvolvimento científico-tecnológico e seus produtos. O estudo visou à inserção da História e Filosofia da Ciência como metodologia de ensino como forma de aproximar o saber sobre ciências do ensino de ciências. Para alcançar esse objetivo pesquisamos os trabalhos acadêmicos apresentados por quinze anos em evento de relevância para a pesquisa em ensino de ciências. A finalidade foi a de identificar e problematizar os trabalhos, estratégias e propostas pedagógicas que incluíssem a História e Filosofia da Ciência no ensino. Trata-se de pesquisa qualitativa, para a demarcação de panorama das pesquisas. Os resultados demonstraram haver poucos trabalhos empíricos envolvendo a História e Filosofia da Ciência e que as principais estratégias identificadas foram: jogos, experimentos, filmes, sendo mais recorrentes as que usam textos e questionários. No que diz respeito às disciplinas, a Física comparece com mais contribuições, como apontado em estudos anteriores. No que concerne aos objetivos do uso dessa metodologia, foi identificado que a maioria dos trabalhos analisados procurou aborda-la para que a ciência fosse entendida como um processo, influenciada por fatores históricos, sociais, econômicos, e não como um produto acabado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Cristine Isidoro Ribeiro, Professora Municipal de Araruama

Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor de História da Prefeitura Municipal de Araruama.

Verônica Pimenta Velloso, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em História das Ciências da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). 

Maria Cristina do Amaral Moreira, Instituto federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. ABRAPEC. Menu ENPEC. Anteriores. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/enpecs-anteriores. Acesso em: 22 jul. 2017.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio: pesquisa em educação em ciências. vl. 3, n. 2, p. 122-134, 2001.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad: Estela dos Santos Abreu. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BASTOS FILHO, J. B. Qual história e qual filosofia da ciência são capazes de melhorar o ensino de física? In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (Org.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012. p. 65-83.

CACHAPUZ, A. Do ensino de ciências: seis ideias que aprendi. In: CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D. (Org.). O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. São Paulo: Cortez, 2011. cap. 1, p. 11-32.

CONSTANTINO, E. S.; DIAS, M. C.; LEÃO, M. B. A construção histórica da tabela periódica como proposta de aprendizagem In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia. Anais... Atibaia SP: ABRAPEC, 2001. Não paginado. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ienpec/ienpec.html. Acesso em: 21 out. 2018.

COSTA, P. S.; CUNHA, A. A. AIRES, J. A. Análise de uma proposta didática sobre radioatividade a partir da história e filosofia da ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011. p. 1-12.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPEd, n. 26, 2003. p. 89-100.

CUNHA, M. B. A percepção de ciência e tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

DELIZOICOV, D.; SLONGO, I.; LORENZETTI, L. ENPEC: 10 anos de disseminação da pesquisa em educação em ciências. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis, Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2007. p. 1-12.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

KRÜGER, A. G.; TEIXEIRA, M. L.; AIRES, J. A tabela periódica a partir da abordagem história e filosofia da ciência: análise de uma proposta didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011. p. 1-11.

MARTINS, A. F. P. História e filosofia: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

MARTINS, R. A. História e história da ciência: encontros e desencontros. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA, 1., 2001, Évora. Atas... Évora: Universidade de Évora; Universidade de Aveio, 2001. p. 11-46.

MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. 27-30.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, 1995, p. 164-214.

MATTIAZZO-CARDIA, E.; UENO, R.; MORAES, M. S. A dívida pública como tema transversal/político social em aulas de matemática no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru, Anais... Bauru, SP: ABRAPEC, 2005, p. 1-12.

MOREIRA, I. C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social. Brasília, v. 1, n. 2, p. 11-16, 2006.

NOGUEIRA, L. V.; FREITAS, K. C. Análise de aspectos da natureza da ciência (NdC) e motivacionais em estudantes do ensino médio mediada por sequência didática centrada na replicação de experimentos históricos darwinianos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia Anais... Águas de Lindóia, SP ABRAPEC: 2015, p. 1-8.

OLIVEIRA, R. A.; SILVA, A. P. B. História da ciência e ensino de física: uma análise meta-historiográfica. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (Org.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012. cap. 2, p. 41-64.

RODRIGUES, H. O.; SILVA, R. S. Papiro de Moscou e RHIND: resolução de equação do 2º Grau. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru, Anais... Bauru, SP: ABRAPEC, 2005, p. 1-1.

RODRIGUES, R. de. C. B.; FURTADO, W. W. Jogos teatrais de história da ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011, p. 1-12.

RODRIGUES, R. de. C. B.; FURTADO, W. W. Jogos teatrais no estudo da construção histórica do conhecimento sobre modelos atômicos no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, Anais... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013. p. 1-8.

ROSSETO, G. A. R. S. et al. Desafios dos estudos “estado da Arte”: Estratégias de pesquisa na pós-graduação. Educação: Saberes e Práticas, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2013.

SANTOS, E. G.; SCHEID, N. M. J. História da ciência na educação básica: contribuições do cinema. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011. p. 1-13.

SANTOS NETO, E. R.; OLIVEIRA, M. de. P. Identificando o obstáculo cultural em aulas de física do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru, Anais... Bauru, SP: ABRAPEC. 2005. p. 1-12.

SARMENTO, A. C. et al. Como ensinar citologia para estudantes do ensino médio e promover uma visão informada sobre características da ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia, Anais... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015. p. 1-8.

SILVA, T. T.; PRESTES, E. B. História da biologia no ensino: análise das concepções de alunos sobre os métodos científicos, através de episódios históricos de Charles Darwin. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011. p. 1-13.

TEIXEIRA. S. T.; GRECA, I. M.; FREIRE JUNIOR, O. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de história e filosofia da ciência no ensino de física. In: PEDUZZI, L. O. Q., FERRER, A. P. M., FERREIRA, J. M. H. F. (Org.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012. cap.1, p. 9-40.

TODESCO, S. A., RODRIGUES, T. S.; AIRES, J. A., História e filosofia da ciência: uma proposta para o ensino de ácidos e bases. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011, p. 1-12.

VANNUCCHI, A. I. História e filosofia da ciência: da teoria para a sala de aula. 1997. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

VITAL, A.; GUERRA, A. A utilização de textos na implementação da história e a filosofia da ciência no ensino de física In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia, Anais... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015. p. 1-8.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

RIBEIRO, S. C. I.; VELLOSO, V. P.; MOREIRA, M. C. do A. História e filosofia da ciência em evento de ensino de ciências. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 1150-1171, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i4.8652249. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652249. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos