Banner Portal
História e filosofia da ciência em evento de ensino de ciências
PDF

Palavras-chave

História e filosofia da ciência. Ensino de ciências. Propostas didáticas.

Como Citar

RIBEIRO, Suellen Cristine Isidoro; VELLOSO, Verônica Pimenta; MOREIRA, Maria Cristina do Amaral. História e filosofia da ciência em evento de ensino de ciências. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 1150–1171, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i4.8652249. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652249. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

As relações entre ciência e sociedade são cada vez mais complexas como resultado de mudanças no cotidiano das pessoas. No ensino de ciências, essas mudanças suscitam uma formação docente para o pensamento crítico acerca do processo de desenvolvimento científico-tecnológico e seus produtos. O estudo visou à inserção da História e Filosofia da Ciência como metodologia de ensino como forma de aproximar o saber sobre ciências do ensino de ciências. Para alcançar esse objetivo pesquisamos os trabalhos acadêmicos apresentados por quinze anos em evento de relevância para a pesquisa em ensino de ciências. A finalidade foi a de identificar e problematizar os trabalhos, estratégias e propostas pedagógicas que incluíssem a História e Filosofia da Ciência no ensino. Trata-se de pesquisa qualitativa, para a demarcação de panorama das pesquisas. Os resultados demonstraram haver poucos trabalhos empíricos envolvendo a História e Filosofia da Ciência e que as principais estratégias identificadas foram: jogos, experimentos, filmes, sendo mais recorrentes as que usam textos e questionários. No que diz respeito às disciplinas, a Física comparece com mais contribuições, como apontado em estudos anteriores. No que concerne aos objetivos do uso dessa metodologia, foi identificado que a maioria dos trabalhos analisados procurou aborda-la para que a ciência fosse entendida como um processo, influenciada por fatores históricos, sociais, econômicos, e não como um produto acabado.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8652249
PDF

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. ABRAPEC. Menu ENPEC. Anteriores. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/enpecs-anteriores. Acesso em: 22 jul. 2017.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio: pesquisa em educação em ciências. vl. 3, n. 2, p. 122-134, 2001.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad: Estela dos Santos Abreu. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BASTOS FILHO, J. B. Qual história e qual filosofia da ciência são capazes de melhorar o ensino de física? In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (Org.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012. p. 65-83.

CACHAPUZ, A. Do ensino de ciências: seis ideias que aprendi. In: CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D. (Org.). O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. São Paulo: Cortez, 2011. cap. 1, p. 11-32.

CONSTANTINO, E. S.; DIAS, M. C.; LEÃO, M. B. A construção histórica da tabela periódica como proposta de aprendizagem In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia. Anais... Atibaia SP: ABRAPEC, 2001. Não paginado. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ienpec/ienpec.html. Acesso em: 21 out. 2018.

COSTA, P. S.; CUNHA, A. A. AIRES, J. A. Análise de uma proposta didática sobre radioatividade a partir da história e filosofia da ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011. p. 1-12.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPEd, n. 26, 2003. p. 89-100.

CUNHA, M. B. A percepção de ciência e tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

DELIZOICOV, D.; SLONGO, I.; LORENZETTI, L. ENPEC: 10 anos de disseminação da pesquisa em educação em ciências. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis, Atas... Florianópolis: ABRAPEC, 2007. p. 1-12.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.

KRÜGER, A. G.; TEIXEIRA, M. L.; AIRES, J. A tabela periódica a partir da abordagem história e filosofia da ciência: análise de uma proposta didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011. p. 1-11.

MARTINS, A. F. P. História e filosofia: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

MARTINS, R. A. História e história da ciência: encontros e desencontros. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA, 1., 2001, Évora. Atas... Évora: Universidade de Évora; Universidade de Aveio, 2001. p. 11-46.

MARTINS, R. A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. 27-30.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, 1995, p. 164-214.

MATTIAZZO-CARDIA, E.; UENO, R.; MORAES, M. S. A dívida pública como tema transversal/político social em aulas de matemática no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru, Anais... Bauru, SP: ABRAPEC, 2005, p. 1-12.

MOREIRA, I. C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social. Brasília, v. 1, n. 2, p. 11-16, 2006.

NOGUEIRA, L. V.; FREITAS, K. C. Análise de aspectos da natureza da ciência (NdC) e motivacionais em estudantes do ensino médio mediada por sequência didática centrada na replicação de experimentos históricos darwinianos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia Anais... Águas de Lindóia, SP ABRAPEC: 2015, p. 1-8.

OLIVEIRA, R. A.; SILVA, A. P. B. História da ciência e ensino de física: uma análise meta-historiográfica. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. (Org.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012. cap. 2, p. 41-64.

RODRIGUES, H. O.; SILVA, R. S. Papiro de Moscou e RHIND: resolução de equação do 2º Grau. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru, Anais... Bauru, SP: ABRAPEC, 2005, p. 1-1.

RODRIGUES, R. de. C. B.; FURTADO, W. W. Jogos teatrais de história da ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011, p. 1-12.

RODRIGUES, R. de. C. B.; FURTADO, W. W. Jogos teatrais no estudo da construção histórica do conhecimento sobre modelos atômicos no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, Anais... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2013. p. 1-8.

ROSSETO, G. A. R. S. et al. Desafios dos estudos “estado da Arte”: Estratégias de pesquisa na pós-graduação. Educação: Saberes e Práticas, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2013.

SANTOS, E. G.; SCHEID, N. M. J. História da ciência na educação básica: contribuições do cinema. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011. p. 1-13.

SANTOS NETO, E. R.; OLIVEIRA, M. de. P. Identificando o obstáculo cultural em aulas de física do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru, Anais... Bauru, SP: ABRAPEC. 2005. p. 1-12.

SARMENTO, A. C. et al. Como ensinar citologia para estudantes do ensino médio e promover uma visão informada sobre características da ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia, Anais... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015. p. 1-8.

SILVA, T. T.; PRESTES, E. B. História da biologia no ensino: análise das concepções de alunos sobre os métodos científicos, através de episódios históricos de Charles Darwin. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011. p. 1-13.

TEIXEIRA. S. T.; GRECA, I. M.; FREIRE JUNIOR, O. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de história e filosofia da ciência no ensino de física. In: PEDUZZI, L. O. Q., FERRER, A. P. M., FERREIRA, J. M. H. F. (Org.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012. cap.1, p. 9-40.

TODESCO, S. A., RODRIGUES, T. S.; AIRES, J. A., História e filosofia da ciência: uma proposta para o ensino de ácidos e bases. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas, Anais... Campinas, SP: ABRAPEC, 2011, p. 1-12.

VANNUCCHI, A. I. História e filosofia da ciência: da teoria para a sala de aula. 1997. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

VITAL, A.; GUERRA, A. A utilização de textos na implementação da história e a filosofia da ciência no ensino de física In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia, Anais... Águas de Lindóia, SP: ABRAPEC, 2015. p. 1-8.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.