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A ofensiva neoliberal e o pensamento reacionário-conservador na política educacional brasileira
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Palavras-chave

Internalização. Neoliberalismo. Conservadorismo.

Como Citar

LAGOA, Maria Izabel. A ofensiva neoliberal e o pensamento reacionário-conservador na política educacional brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019006, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8653195. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653195. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

Nesse trabalho são levantadas questões sobre as implicações da ofensiva neoliberal e do pensamento conservador no campo das políticas educacionais e seus desdobramentos para a educação escolar no Brasil. Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica que examina o papel que a educação escolar assume historicamente no capitalismo, buscando elucidar a relação entre as políticas educacionais pós anos 90 com as contradições, tensões e disputas próprias da sociedade de classes capitalista.  É analisado como norteador desse processo o conteúdo proposto na Base Nacional Comum Curricular, como documento normativo principal da organização do ensino escolar no Brasil, e sua articulação com o ideário neoliberal e a emergência do movimento Escola sem Partido.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653195
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