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Laicismo, liberdade religiosa e educação no Brasil na perspectiva do apostolado positivista (1880-1930)
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Palavras-chave

Laicidade. Educação. Positivismo. Liberdade religiosa.

Como Citar

SILVA, João Carlos da. Laicismo, liberdade religiosa e educação no Brasil na perspectiva do apostolado positivista (1880-1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 963–979, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i4.8653196. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653196. Acesso em: 3 nov. 2024.

Resumo

Neste artigo, discutimos sobre o papel do Apostolado Positivista do Brasil nos encaminhamentos acerca do laicismo na Primeira República. A questão religiosa ocupou parte dos debates desde o Império, mobilizando políticos, intelectuais e homens de negócios. Esse tema tem sido objeto de muitos autores, entre eles Cunha (2013, 2017), Saviani (2007) e Junqueira (2002). A tentativa de tornar o Ensino Religioso facultativo nas escolas foi uma longa trajetória marcada por contradição, avanços, recuos, conflitos e conciliações. Nesse cenário, é importante compreender as formas assumidas pelo religioso no Brasil, merecendo ser revisitado e analisado dentro da peculiaridade brasileira. No começo da República, o campo religioso ficava cada vez mais complexo. Os positivistas reconheciam a Igreja Católica, porém, não desejavam submeter-se aos seus representantes.

https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653196
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Referências

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