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Educação integral e(m) tempo integral: possibilidades analíticas do processo histórico recente em Belém do Pará
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Palavras-chave

Educação integral. Tempo integral. Escola básica.

Como Citar

CARDOSO, Carla Santos; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de; SILVA, José Bittencourt da. Educação integral e(m) tempo integral: possibilidades analíticas do processo histórico recente em Belém do Pará. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019005, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8653415. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653415. Acesso em: 11 out. 2024.

Resumo

O texto tem como objetivo analisar o processo histórico recente de construção da educação integral em regime de tempo integral, em uma escola básica pública, integrante da Rede Municipal de Educação de Belém, no estado do Pará. Toma como referência empírica a Escola Rio Maguary (nome fictício), a qual passou, em 2016, a compor um novo ciclo de experiências de ampliação do tempo escolar. Foram feitas análises bibliográfica e documental, com realização de pesquisa de campo qualitativa baseada em observações e entrevistas na Escola objeto da investigação. Os dados revelam muitas fragilidades nesse processo, com clara ausência de uma proposta coordenada e coerente que possibilite a efetiva conjugação da educação integral com a extensão do tempo escolar.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653415
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