Banner Portal
E. P. Thompson
PDF

Palavras-chave

E. P. Thompson
Cultura
História
Educação

Como Citar

MARTINS, Angela Maria Souza. E. P. Thompson: cultura, história e educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019021, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654010. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa as contribuições de E. P. Thompson relativas a cultura, história e educação. Mostra como ele priorizou a inter-relação entre subjetividade e objetividade na construção do processo sócio histórico. Thompson realizou uma análise do contexto social e histórico, destacando a importância e a interferência da “agencia humana” no processo de formação de uma sociedade. Por isso, ele questionou veementemente a análise das formações histórico-sociais por meio da relação determinante entre base econômica e superestrutura. Considerou que as questões culturais, os valores e significados eram tão importantes quanto as questões econômicas e políticas.  Havia uma relação dialética entre o cultural, o político e econômico. Esta perspectiva thompsiana o conduz a construção do que ele denominou de materialismo humanista que entrelaçou o cultural, o político e econômico, postura importante que criou um novo modo de pensar a história e o papel da educação na contemporaneidade. A educação deve ser considerada um aspecto fundamental da cultura, por isso imprescindível para a constituição de um projeto de sociedade.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654010
PDF

Referências

MATTOS, M. B. E. P. Thompson e a tradição de crítica ativa do materialismo histórico. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2012.

MELLO JÚNIOR, J. A. C. de. C. O Conceito de experiência histórica em Edward Thompson. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 16., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPUH, 2011.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

THOMPSON, E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Ed. UNICAMP, 2001.

THOMPSON, E. P. Os românticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. v. 1

THOMPSON, E. P. Costumes em comum; estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.