E. P. Thompson

cultura, história e educação

Palavras-chave: E. P. Thompson, Cultura, História, Educação

Resumo

Este artigo analisa as contribuições de E. P. Thompson relativas a cultura, história e educação. Mostra como ele priorizou a inter-relação entre subjetividade e objetividade na construção do processo sócio histórico. Thompson realizou uma análise do contexto social e histórico, destacando a importância e a interferência da “agencia humana” no processo de formação de uma sociedade. Por isso, ele questionou veementemente a análise das formações histórico-sociais por meio da relação determinante entre base econômica e superestrutura. Considerou que as questões culturais, os valores e significados eram tão importantes quanto as questões econômicas e políticas.  Havia uma relação dialética entre o cultural, o político e econômico. Esta perspectiva thompsiana o conduz a construção do que ele denominou de materialismo humanista que entrelaçou o cultural, o político e econômico, postura importante que criou um novo modo de pensar a história e o papel da educação na contemporaneidade. A educação deve ser considerada um aspecto fundamental da cultura, por isso imprescindível para a constituição de um projeto de sociedade.

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Biografia do Autor

Angela Maria Souza Martins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada 4, aposentada, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Referências

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Publicado
2019-06-04
Como Citar
Martins, A. M. S. (2019). E. P. Thompson. Revista HISTEDBR On-Line, 19, e019021. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654010