Resumo
Este artigo analisa as contribuições de E. P. Thompson relativas a cultura, história e educação. Mostra como ele priorizou a inter-relação entre subjetividade e objetividade na construção do processo sócio histórico. Thompson realizou uma análise do contexto social e histórico, destacando a importância e a interferência da “agencia humana” no processo de formação de uma sociedade. Por isso, ele questionou veementemente a análise das formações histórico-sociais por meio da relação determinante entre base econômica e superestrutura. Considerou que as questões culturais, os valores e significados eram tão importantes quanto as questões econômicas e políticas. Havia uma relação dialética entre o cultural, o político e econômico. Esta perspectiva thompsiana o conduz a construção do que ele denominou de materialismo humanista que entrelaçou o cultural, o político e econômico, postura importante que criou um novo modo de pensar a história e o papel da educação na contemporaneidade. A educação deve ser considerada um aspecto fundamental da cultura, por isso imprescindível para a constituição de um projeto de sociedade.
Referências
MATTOS, M. B. E. P. Thompson e a tradição de crítica ativa do materialismo histórico. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2012.
MELLO JÚNIOR, J. A. C. de. C. O Conceito de experiência histórica em Edward Thompson. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 16., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPUH, 2011.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
THOMPSON, E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Ed. UNICAMP, 2001.
THOMPSON, E. P. Os românticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. v. 1
THOMPSON, E. P. Costumes em comum; estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.