Resumo
Este trabalho pretende analisar o pensamento social e educacional de Darcy Ribeiro com base em duas obras: O povo brasileiro (1995/2006) e Nossa escola é uma calamidade (1984), sem esquecer de considerar a trajetória do intelectual, político e operador do Estado e suas reflexões sobre a utopia civilizatória dos povos germinais que vêm constituindo o que chamamos de Brasil e a ninguendade como categoria explicativa resultante da diversidade das matrizes heterogêneas – índios, negros, europeus e caboclos – que se encontram nas contradições de uma cultura que irrompe da opressão dos engenhos – “máquinas de moer gente”. O projeto político baseado na idealização de uma escola de tempo integral e universalizada, os Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs traz as possibilidades de resgatar da ninguendade para a cidadania os filhos e filhas de uma escravidão recente.
Referências
CAMPOS, S. (org.). Encontros: Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Beco do Azogue, 2007.
DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM, 2010.
GALEANO, E. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002.
GOMES, A. de. C.; FERREIRA, J. 1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
IANNI, O. Raças e classes sociais no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2004.
MAURÍCIO, L. V. Darcy Ribeiro. In: FÁVERO, M. de. L. de. A.; BRITTO, J. de. M. (org.). Dicionário de educadores do Brasil: da colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ: MEC-Inep: Comped, 2002.
MOTTA, M. O projeto político: a presidência da república. In: FERREIRA, M. de. M. (org.). A força do povo: Brizola e o Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Alerj: FGV, 2008.
NASCIMENTO, A. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo marcado. São Paulo: Perspectiva, 2016.
NOGUEIRA, O. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem: sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 19, n. 1, p. 287-308, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v19n1/a15v19n1.pdf. Acesso em: 15 out. 2018.
RIBEIRO, D. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
RIBEIRO, D. Nossa escola é uma calamidade. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
RODRIGUES, R. V. Castilhismo: uma filosofia da república. Brasília: Senado Federal, 2000.
SAID, E. W. Representações do intelectual. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SALMERON, R. A. A universidade interrompida: Brasília 1964-1965. Brasília: Ed. UnB, 2012.
WHITEHEAD, C. The underground railroad: os caminhos para a liberdade. Rio de Janeiro: Haper Collins, 2017.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.