Pedagogia militar

do conceito a sua aplicação

Palavras-chave: Pedagogia militar, Formação militar, Escola militarizada, Política educacional, Hegemonia.

Resumo

Tem se propagado no Brasil a ideia de que a militarização das escolas públicas de periferias urbanas seja a solução para a garantia de qualidade de ensino. Está ideia se baseia na crença de que a disciplina rigorosa inerente à pedagogia militar levaria a melhor desempenho escolar. Em busca de uma compreensão mais objetiva deste fenômeno, o artigo trata do conceito de pedagogia militar e sua aplicação no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (CFSd/PMERJ). O objetivo é evidenciar o conceito de pedagogia militar e a forma como ela se materializa em cursos de formação de soldados. Com base em levantamento por meio de questionários aplicados a 983 alunos e ex-alunos do CFSd/PMERJ, verificou-se grande incidência de depoimentos negativos em relação à pedagogia militar adotada e ao impacto desta na formação que obtiveram. Concluiu-se que a pedagogia militar não goza de consenso nem entre os militares que passaram por este tipo de formação.

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Biografia do Autor

Célia Cristina Pereira da Silva Veiga, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Professor associado do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

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Publicado
2019-07-31
Como Citar
Veiga, C. C. P. da S., & Souza, J. dos S. (2019). Pedagogia militar. Revista HISTEDBR On-Line, 19, e019045. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654942