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“Democratização” do ensino superior em tempos neoliberais
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Palavras-chave

Democratização
Ensino superior
Contrarreformas
Expansão e interiorização
UFMA

Como Citar

SOUSA, Ana Paula Ribeiro de; COIMBRA, Leonardo José Pinho. “Democratização” do ensino superior em tempos neoliberais: uma análise do processo de expansão e interiorização da UFMA a partir do REUNI. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019056, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8655060. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655060. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o processo de expansão e interiorização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a partir do REUNI, tendo como problemática os limites dessa política no que concerne à democratização da educação superior, tendo em vista que o discurso de democratização das oportunidades educacionais foi um dos principais sustentáculos ideológicos para a implementação das políticas de expansão e reestruturação do ensino superior no período de 2003 a 2012. Analisa-se o contexto de formulação das políticas de expansão e reestruturação do ensino superior elaboradas nos governos Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2010-2016), com destaque para o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). Constata-se que a expansão fomentada pelo REUNI, em que pesem os resultados positivos do ponto de vista quantitativo, contribuíram para uma expansão precária em vários aspectos. Conclui-se que o avanço da ideologia neoliberal no campo das políticas sociais enfraquece a concepção das mesmas como direito, enfraquecendo o caráter democrático dessas medidas, e justificando a sua caracterização como contrarreformas.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655060
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