Resumo
Neste artigo buscou-se propor princípios orientadores para a sistematização de conteúdos nucleares da educação ambiental crítica escolar a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Esses princípios estão baseados na concepção filosófica de ser social do materialismo histórico-dialético, que é incorporado pela PHC e que se expressa na educação, com base na mediação didática, tendo como plano de fundo pressupostos metodológicos de ensino dialéticos. Esses princípios categoriais propostos são: totalidade, práxis, historicidade, realidade socioambiental por meio do trabalho e emancipação humana. Apresentamos alguns fundamentos didático-pedagógicos para o ensino de conteúdos nucleares, com base na acepção dialética de mediação didática,são eles: a objetividade do enfoque científico, a contemporaneidade do conteúdo de ensino, a adequação do conteúdo às possibilidades sociocognitivas do estudante e a sua relevância social como esteio para as ações pedagógicas. No que se refere aos princípios metodológicos de ensino dialéticos, deve-se promover o movimento da síncrese à síntese, da aparência à essência; reconhecer a provisoriedade e historicidade dos conhecimentos; a simultaneidade enquanto dados da realidade e a possibilidade de ampliação da complexidade do conhecimento no que se refere ao desenvolvimento do estudante. Concluímos pelos quatro princípios orientadores: pensar segundo a categoria de totalidade, no seu movimento histórico; da práxis como categoria dialética que articula o agir e pensar com base na materialidade objetivamente e materialmente existente, procurando dar conta da vida; interpretar os fatos mediante a apreensão histórica do processo de construção da realidade socioambiental através da categoria trabalho e agir no sentido de possibilitar transformações necessárias à emancipação humana.
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