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A instrução pública nas páginas do jornal católico O Mariano (1935-1956)
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Palavras-chave

Instrução escolar
Instrução em Santarém
Concepções educacionais de católicos leigos liberais

Como Citar

SOUSA, Ormano Queiroz de; COLARES, Anselmo Alencar. A instrução pública nas páginas do jornal católico O Mariano (1935-1956): contextualizando as propostas educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023019, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8668349. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8668349. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo faz uma abordagem acerca da instrução pública registrada em Santarém, Pará, no período de 1935 a 1956, recorte temporal relativo à existência do jornal católico O Mariano, periódico que teve relevância pelo contexto histórico registrado em suas páginas, balizado na ideologia católica, nas quais transpareciam informações de áreas variadas norteando o doutrinamento religioso. Entrelaçam-se as informações com o contexto político do Estado Novo de Getúlio Vargas, buscando a percepção da relação Estado e Igreja. Em meio às notícias veiculava também informações da instrução escolar, o que determinou a pesquisa realizada nesse veículo de comunicação da Congregação Mariana dos Moços de Santarém, grupo de religiosos leigos, posteriormente sendo transformado em órgão oficial da então Prelazia de Santarém, hoje arquidiocese. No norteamento do estudo, adotou-se como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica e documental, e para sua análise histórico-crítica levantaram-se problematizações que deram suporte para as linhas norteadoras dando a possibilidade de delinear a substância da análise acerca da compreensão da instrução e sua prática em Santarém naquele período. Investigou-se a relação da instrução educacional com as possíveis concepções dadas pela imprensa católica santarena na primeira metade e no primeiro decênio da segunda metade do século XX. Constatou-se interesses implícitos veiculados nas notícias caracterizando a proposta educacional católica e suas interfaces com orientações oficiais do Estado brasileiro naquele período.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8668349
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