Banner Portal
Ensino comum nacional
PDF

Palavras-chave

Estado neoliberal
Educação-ensino
Escola-ensino-conhecimento

Como Citar

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SILVA, Renata Lopes da; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; NADAL, Maria Domenica Christiano; GARCIA, Regiane Hartmann. Ensino comum nacional: princípios históricos e políticos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023017, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8668717. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8668717. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo no qual a problemática situa-se no contexto da Educação contemporânea (2015-2018) e visa responder o que seria o ensino comum nacional, seus aspectos históricos e políticos, tendo como fonte primária o documento Base Nacional Comum Curricular-BNCC, homologado pelo Ministério da Educação no período de 2017-2018. Destacamos o materialismo histórico e dialético como pressuposto teórico e metodológico, alicerçado a categorias centrais que o fundamentam. O documento apresenta um encaminhamento do sujeito para a autorregulação do aprendizado, para o ideário de cidadania, empreendedorismo, protagonismo e a um projeto de vida que expressam indicadores liberais revivificados na ideologia neoliberal. O conceito de conhecimento situa-se no desenvolvimento de competências e habilidades, em que o mundo do trabalho torna-se um eixo norteador geral para o documento e a concepção de Educação-Ensino a ser institucionalizada pela escola visa compor o modelo de exigências globais e de mundialização do capital. Desta maneira, adjacentes as constantes reestruturações do capital, a educação escolar situa-se em meio às contradições e disputas sociais em que pese termos como equidade e meritocracia. É fundamental que o movimento coletivo dos profissionais envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem na escola, reinterpretem os documentos legais para que possam compor um movimento crítico, contudo, há a necessidade do desenvolvimento do ensino enquanto conhecimento universal na perspectiva histórica e crítica, como materialização da ação transformadora dos sujeitos enquanto práxis dentro da sociedade, considerando o arrazoado científico produzido pelas instituições de pesquisa em educação que tangenciam de forma contra-hegemônica.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8668717
PDF

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 2015a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.html. Acesso em: 22 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: primeira versão. Brasília: MEC/SEB, 2015b. Disponível em: https://bit.ly/2uLz78O. Acesso em: 20 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3VTB9PQ. Acesso em: 20 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: terceira versão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3VWMij5. Acesso em: 20 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: terceira versão revista. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2uLz78O. Acesso em: 20 maio 2022.

DUARTE, N. A educação escolar e a teoria das esferas da objetivação do gênero humano. Perspectiva, Florianópolis, v. 11, n. 19, p. 67-80, 1993. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9169. Acesso 20 maio de 2022.

DUARTE, N. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cadernos CEDES, Campinas, v. 44, p. 85-106, 1998. Disponível em: https://bit.ly/44OWxKj. Acesso em: 25 maio 2022.

FONSECA, M. Políticas públicas para a qualidade da educação brasileira: entre o utilitarismo econômico e a responsabilidade social. Cadernos CEDES, Campinas, v. 29, n. 78, p. 153-177, maio/ago. 2009. Disponível em: https://bit.ly/41uAMN5. Acesso em: 20 maio 2022.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação: a desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun. 2012. Diponível em: https://bit.ly/42z1KEI. Acesso em: 20 maio 2022.

HOBSBAWM, E. Entrevista Erick Hobsbawm aponta questões cruciais do século XXI. Centro de Estudos Hannah Arendt. Traduzido por Clara Allain. Revista Britânica New Left Review, jan./fev. 2011. Disponível em: https://bit.ly/434SAzF. Acesso em: 20 maio 2022.

HOBSBAWM, E. J. Globalização, democracia e terrorismo. Trad. José Viegas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

KRAWCZYK, N. Reflexão sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, v. 41 n. 144, p. 752-769, set./dez. 2011. Disponível em: https://bit.ly/42J0aj6. Acesso em: 20 maio 2022.

LOMBARDI, J. C. Periodização na história da educação brasileira: aspecto polêmico e sempre provisório. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 8 n. 32. p. 200-209, dez. 2008. Disponível em: https://bit.ly/454x3sH. Acesso em: 20 maio 2022.

MACEDO, E. A noção de crise e a legitimação de discursos curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 436-450, set./dez. 2013. Disponível em: https://bit.ly/42JuxWA. Acesso em: 20 maio 2022.

MACEDO, E. Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 891-908, out./dez. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3pvkbv9. Acesso em: 20 maio 2022.

MACEDO, E. Base Nacional Curricular Comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 02, p. 45-67, abr./jun. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3I0ObW6. Acesso em: 20 maio 2022.

MARTINS, L. M.; PASQUALINI, J. C. Currículo por campos de experiência na educação infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente? Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 425-447, maio/ago. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3LTCsd3. Acesso em: 20 maio 2022.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

SANTOS, M. A universidade: da intencionalidade à universalidade. Anuário do Instituto de Geociências, UFRJ. V. 23, 2000b. Disponível em: https://bit.ly/3pCOW16. Acesso em: 20 maio 2022.

SANTOS, M. Altos e baixos na política. Folha de São Paulo, Caderno Mais, São Paulo, p. 20-21, 01 out. 2000c. Disponível em: https://bit.ly/42sXBSr. Acesso em: 20 maio 2022.

SANTOS, M. Nação ativa, nação passiva. Folha de São Paulo, Caderno de São Paulo, São Paulo, 21 nov. 1999a. Disponível em: https://bit.ly/3O9AE2e. Acesso em: 20 maio 2022.

SANTOS, M. Por um modelo brasileiro de modernidade. Correio Braziliense, 1999b. Disponível em: https://bit.ly/3HXygYQ. Acesso em: 10 abr. 2022.

SANTOS, M. Território e sociedade: entrevista com Milton Santos. 2 ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000a.

SAVIANI, D, História do tempo e tempo da história. Campinas: Autores e Associados, 2015.

SAVIANI, D. Ciência e educação na sociedade contemporânea: desafios a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista Faz Ciência, v. 12, n. 16, p. 13- 36, jul./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.48075/rfc.v12i16.7434. Disponível em: https://bit.ly/3I1EKFZ. Acesso em: 22 fev. 2021.

SAVIANI, D. Dermeval Saviani afirma que golpe retrocedeu a educação para 1940. Sindicato dos professores do Estado de Pernambuco-Simpro, p. 1-6, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3I48W3k. Acesso em: 22 fev. 2022.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da base nacional comum curricular. Movimento - Revista de Educação, ano 3, n. 4, p. 54- 84, 2016. DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.296. Disponível em: https://bit.ly/3MgeTwC. Acesso em: 22 fev. 2022.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

ZAN, D.; KRAWCZYK, N. Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil. Retratos da Escola, v. 13, n. 27, p. 607-620, set./dez. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3I1wzt7. Acesso em: 22 fev. 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista HISTEDBR On-line

Downloads

Não há dados estatísticos.