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Fundamentos de uma educação linguística histórico-crítica
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Palavras-chave

Educação linguística histórico-crítica
Pedagogia histórico-crítica
Materialismo histórico-dialético
Trabalho educativo

Como Citar

DIAS, Sabatha Catoia; PEDRALLI, Rosângela; MACHADO, Pierre Silva. Fundamentos de uma educação linguística histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023039, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8669113. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8669113. Acesso em: 21 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como mote a educação linguística e objetiva apresentar os fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos de um trabalho educativo em linguagem potencialmente crítico e com viés transformador. Para tanto, articula pressupostos materialista, histórico e dialético a princípios da teoria pedagógica histórico-crítica (Saviani, 2008), reunindo-se ao esforço de Britto (2012) na direção de uma educação linguística com alinhamento à visão social de mundo transformadora. Espera-se, com a propositura desenvolvida, contribuir para os campos da Linguística Aplicada e da Educação no que tange à formação docente com vistas à humanização e à emancipação dos sujeitos a partir da formulação de uma educação linguística histórico-crítica.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8669113
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