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ITARD e o "Selvagem de Aveyron”
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Palavras-chave

Educação Especial
Deficiência intelectual
Menino selvagem
Organização do trabalho didático

Como Citar

LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. ITARD e o "Selvagem de Aveyron”: educação da pessoa com deficiência intelectual no iluminismo tardio. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023035, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8674127. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674127. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo traz a análise da experiência pioneira na educação de pessoas com deficiência intelectual. Toma por referência o trabalho de Jean Marc-Gaspard Itard (1774-1838), médico francês, que educou um “jovem selvagem”, de nome Victor, capturado em 1800 nas cercanias da Floresta de La Caune. Itard trabalhou no Instituto Nacional dos Surdos-Mudos, em Paris, e publicou o primeiro relatório sobre a educação do menino em 1801, sob o título "Da educação de um homem selvagem ou dos primeiros desenvolvimentos físicos do jovem Selvagem do Aveyron". No referido relatório, Itard descreveu suas ações e os resultados alcançados na educação de Victor ao longo dos primeiros nove meses de atividade. A análise toma por referência a categoria teórica "organização do trabalho didático" (OTD), desenvolvida por Alves, para compreender as práticas educativas aplicadas a pessoas com deficiência intelectual. O estudo evidencia que, enquanto a educação comum se consolidou de conformidade com a proposta de Jan Amós Comenius (1592-1670), por meio do ensino coletivo e uso de manuais didáticos, a educação de crianças com deficiência intelectual, desde seus primórdios, adotou a proposta do ensino individualizado. Essa abordagem continuou a ser desenvolvida ao longo do século XX e acabou se estabelecendo como referência no campo da educação especial, particularmente para crianças com deficiências cognitivas mais graves. A análise destaca a importância de compreender a historicidade das práticas educativas voltadas às pessoas com deficiência intelectual, o que permite apreender os desafios postos à educação desse alunado e avançar, no sentido de assegurar-lhes acesso ao conhecimento científico, artístico e filosófico junto dos demais estudantes.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8674127
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Referências

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