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"Currículo básico" uma contribuição para a escola pública brasileira” (1988)
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Palavras-chave

Fonte histórica
História da educação
Currículo
Pedagogia histórico-crítica
Curitiba

Como Citar

TONIDANDEL, Sandra; ORSO, Paulino José. "Currículo básico" uma contribuição para a escola pública brasileira” (1988): o primeiro currículo fundamentado na pedagogia histórico-crítica do Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023054, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8674128. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674128. Acesso em: 5 dez. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O objetivo deste artigo é difundir à comunidade científica vinculada à História e à Historiografia da Educação, o Currículo Básico: uma contribuição para a escola pública brasileira (1988), elaborado em Curitiba, no Paraná. Esse documento marca a primeira proposta de institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica no país, ocorrida apenas quatro anos após figurar na história da educação brasileira com esta nomenclatura. O método interpretativo empregado na apresentação desta fonte foi o materialista histórico, de abordagem dialética, cuja metodologia empreendida, a partir das categorias classes, lutas de classes, contradição, mediação e totalidade resultou em uma descrição contextual analítica deste vestígio documental. Em largas linhas, estabelecemos as principais conexões que animaram o Movimento dos Educadores de Curitiba na construção desta proposta curricular durante os anos 1980 e, na sequência, apresentamos os pressupostos teóricos que balizaram o documento. Por um lado, a análise revela a importância da preservação das fontes históricas para a História e a Historiografia da Educação, e, por outro, a contribuição considerável na direção de se construir uma proposta pedagógica consonante com os interesses da classe trabalhadora.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8674128
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