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Mundialização e trabalho: um debate sobre a formação dos trabalhadores no Brasil
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Palavras-chave

Formação profissional. Política pública. Educação. Trabalho. Formação humana

Como Citar

LUCENA, Carlos; FRANÇA, Robson Luiz de; PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz. Mundialização e trabalho: um debate sobre a formação dos trabalhadores no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 33e, p. 147–161, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i33e.8639532. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639532. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho discute as políticas públicas voltadas para a formação profissional no Brasil.Problematiza a dialética entre o trabalho, a formação humana e os complexos processossociais presentes nas dimensões econômica, política e social que se materializam através dadivisão internacional do trabalho. Demonstra como as relações de trabalho são elaboradas emum movimento internacional de reordenação geográfica do capital, em que os trabalhadoresglobalmente têm uma relação com o trabalho incerto, em que esse não consegue impor seucaráter humano. No caso do Brasil, considerando o agravamento da crise do capital que seacentua em países em desenvolvimento, as desigualdades sociais também aumentaram devidoao fator educação que separa ainda mais as diferenças de classe e a ascensão social, além deressaltar a influência da economia capitalista no campo educativo, não atendendo e oferecendoeducação de qualidade para todos, não desenvolvendo as concepções sobre as condiçõesimpostas aos menos favorecidos, que são esmagados pela política, pela falta de acesso à saúde,pelas relações desiguais de classes sociais, e pelas demais dinâmicas presentes em nossasociedade que contribuem para a continuidade desta situação para essa população.
https://doi.org/10.20396/rho.v9i33e.8639532
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