Banner Portal
A instrução pública brasileira nos panfletos de Tavares Bastos (1861-1873)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Tavares Bastos. Instrução pública brasileira. Modelo educacional norte americano. Horace Mann. Aléxis de Tocqueville

Cómo citar

SOUZA, Josefa Eliana. A instrução pública brasileira nos panfletos de Tavares Bastos (1861-1873). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 37, p. 220–237, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i37.8639675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639675. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Neste estudo, a finalidade é compreender o modo como Tavares Bastos tratou a instruçãopública brasileira, na década de 60 e início de 70 do século XIX, no que denominou de“programa de instrução pública brasileira”. Foram examinados os panfletos que oautor/parlamentar publicou entre os anos de 1861 a 1873. A análise dessa produçãopermite identificar elementos que constituem o “programa de instrução pública” almejadopor Tavares Bastos e afirmar que elementos de modelos norte-americanos forammobilizados, sobretudo o implementado por Horace Mann e os apresentados por AléxisTocqueville, como um amálgama adequado para conduzir o povo brasileiro ao caminho doprogresso e da civilização. Ao pinçar elementos que constituem esses modelos, TavaresBastos produziu os argumentos para defender a escola gratuita e universal, o ensinoobrigatório, escola mista, programa de ensino voltado, sobretudo, para o conhecimentobaseado em princípios práticos e que possibilitassem ao aluno um tipo de formação maisadequada às necessidades do trabalhador da indústria, do comércio e da agricultura daépoca.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i37.8639675
PDF (Português (Brasil))

Citas

ANNUAL REPORTS. Disponíveis em www.mass.gov/statehouse/statues/mann_report.htm e www.tnell.com/ted/tc/12th_report.html. Coletado em 3 de julho de 2006.

BARBU, Zevedei. Apresentação. In: TOCQUEVILLE, Aléxis. O Antigo Regime e a Revolução. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 1982.

BEREDAY. George Z. F., VOLPICELLI, Luigi. Educação pública nos Estados Unidos. São Paulo: IBRASA. 1963.

BODOLATO, Robert. The Educational Theory of Horace Mann. 2005. Disponível em http://www.newfoundations.com/GALLERY/Mann.html23. Coletado, em 27 de junho de 2006.

BUCK, Thomas M. A Leadership challenge: Horace Mann and Religion in Public Schools. Lutheran Education, vol. 138, n° 2. 2002.

CHERVEL, André, COMPÈRE, Marie-Madeleine. As humanidades no ensino. Educação e pesquisa, São Paulo, no 2, pp. 149-170. 1999.

CREMIN, Lawrence A. Prefácio. In: MANN, Horace. 1963. A educação dos homens livres. São Paulo: IBRASA.1963 a.

CREMIN, Lawrence A. O futuro da escola comum americana. In: BEREDAY. George Z. F. e VOLPICELLI, Luigi. 1963. Educação pública nos Estados Unidos. São Paulo: IBRASA. 1963b.

GRANT, Barry. Education without compulsion toward new visions of gifted Education. Journal for the Education of the gifted. Volume 39, n°2.2005.

GROSS, Neal. In: BEREDAY. George Z. F. e VOLPICELLI, Luigi. Educação pública nos Estados Unidos. São Paulo: IBRASA. 1963.

HEELY. Allan V. 1963. A escola particular na educação americana. In: BEREDAY. George Z. F. e VOLPICELLI, Luigi. Educação pública nos Estados Unidos. São Paulo: IBRASA.1963.

MANN, Horace. A educação dos homens livres. São Paulo: IBRASA. 1963.

PONTES, Carlos. Tavares Bastos. São Paulo: Companhia Editora Nacional (Coleção Brasiliana). 1939.

SOUZA, Roberto Acízelo de. O império da eloqüência: retórica e poética no Brasil oitocentista. Rio de Janeiro: EDUERJ/EDUFF. 1999.

SPRING, Joel. Democracy and public schooling. International. Journal Social Education. Volume 11. 1996.

TOCQUEVILLE, Aléxis de. A Democracia na América. São Paulo: Martins. 2001.

TWELFTH ANNUAL REPORT. Disponível em www.wadsworth.com/history_d/templates/student-resources/0030724791_ayers. 1848. Coletado em 30 de julho de 2006

VIEIRA, David Gueiros. O protestantismo, a maçonaria e a questão religiosa no Brasil. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. 1980.

WARDE, Mírian Jorge. Americanismo e Educação – um ensaio no espelho In: São Paulo em perspectiva. São Paulo. V.14, No 02.2000.

WARDE, Mírian Jorge. Americanismo e educação: a fabricação do “homem novo”. São Paulo: (digitado). 2001.

WARDE, Mírian Jorge. Viagem de William James ao Brasil na expedição de Louis Agassiz: refutando a imagem do Brasil e dos brasileiros (1865-1866). XXII Simpósio Nacional de História, João Pessoa – PB. 2003.

WEILER, Kathleen. Hope and History: What do future teachers need to know?. Radical Teach, n° 65. 2003.

Obras de Tavares Bastos

TAVARES BASTOS, A. C. Cartas do Solitário. São Paulo: Companhia Editora Nacional (Coleção Brasiliana). 1938.

TAVARES BASTOS, A. C. A Província. São Paulo: Companhia Editora Nacional (Coleção Brasiliana). 1975.

TAVARES BASTOS, A. C. Os males do presente e as esperanças do futuro. São Paulo: Companhia Editora Nacional (Coleção Brasiliana).1976a.

TAVARES BASTOS, A. C. Memórias sobre a imigração. São Paulo: Companhia Editora Nacional (Coleção Brasiliana). 1976b.

TAVARES BASTOS, A. C. A situação e o Partido Liberal. São Paulo: Companhia Editora Nacional (Coleção Brasiliana). 1976c.

TAVARES BASTOS, A. C. Reforma Eleitoral e Parlamentar. São Paulo: Companhia Editora Nacional (Coleção Brasiliana).1976d.

TAVARES BASTOS, A. C. O vale do Amazonas. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia. 2000.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.