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O programa conexões de saberes como política afirmativa no contexto do semiárido nordestino: O caso da UFERSA em Mossoró/RN
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Palavras-chave

Ensino superior. Extensão universitária. Políticas afirmativas. Exclusão educacional. Exclusão social. Semiárido

Como Citar

PERES, Marcos Augusto de Castro; SOUZA, Ady Canário de. O programa conexões de saberes como política afirmativa no contexto do semiárido nordestino: O caso da UFERSA em Mossoró/RN. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 47, p. 297–313, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i47.8640053. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640053. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto analisa a experiência pioneira do Programa de Extensão Conexões de Saberes noâmbito da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), campus de Mossoró/RN,ao longo do ano de 2010. Como fonte, foram utilizados os questionários preenchidos pelosestudantes no processo de seleção para a bolsa do Programa. Os resultados demonstramque, apesar dos problemas inerentes às políticas de ação afirmativa, o Programa Conexõesde Saberes tem sido importante para promover a inserção de estudantes de origem popularnas universidades públicas. Itens como raça, cor, gênero, renda familiar e região de origem(rural/urbana) ainda são determinantes no acesso e na permanência dos estudantes noensino superior brasileiro, especialmente nas universidades públicas. Em paralelo, aspeculiaridades do semiárido nordestino (área tradicionalmente marcada pela misériasocial), atuam como elementos agravantes da exclusão, constituindo mais um desafio a serenfrentado pelas políticas afirmativas.
https://doi.org/10.20396/rho.v12i47.8640053
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